quinta-feira, 30 de outubro de 2008

mais coisas do méxico

seguindo com as coisas do méxico, no final de semana aluguei uma bicicleta e fui passear pelas ruas da cidade. estava tendo uma exposição de alebrijes, que são como monstros feitos de papel, cola e tinta. esse é um tipo de artesanato feito geralmente em miniatura, mas que na exposição ganha grandes dimensões.


outra exposição que começou e agora é fixa são os bancos que ornamentam a avenida paseo de la reforma. de todos os tipos e formas, eles são uma atração e chamam bastante a atenção.

depois peguei um ônibus de turistas, o turibus (aqueles abertos em cima cheio de cadeiras) e fui conhecer um pouco mais do centro histórico. visitei o palácio de bellas artes, que está afundando 3cm por ano, assim como outras construções que precisam ser fortalecidas. isso porque todo o centro foi construído em cima de onde era um lago.

também visitei a catedral metropolitana (de 1951), que foi construída sobre a pirâmide mayor. isso porque os espanhóis construíram tudo por cima do que havia, para sobrepor a religião católica à religião das tribos pré-hispânicas. a praça do zócalo, onde está a catedral e os prédios gêmeos do poder legislativo e judiciário, foi toda feita em cima de antigas construções.


pra fechar, fui a um aniversário do amigo do marido da minha amiga da empresa. foi ótimo ir a uma casa mexicana, sentar à mesa com a família e desfrutar de uma comida muito boa (muy rica) e picante. mexicano gosta de tudo picante. nas ruas você pode comprar pipoca ou frutas e eles têm sempre um molho ou pó picante pra jogar por cima. no final da festa já acontecia um festival de piadas, regado a tequila. foi muito divertido.

bacana também são as pessoas tentando adivinhar de onde eu sou. já saiu portugal, frança, porto rico, venezuela, argentina, colômbia e brasil. mas o mais comum é dizerem que sou 'gringo'. essa palavra para os mexicanos, diferente da gente, significa estrangeiro dos eua, americano!

pretérito perfeito: nossa copa de 2014

9 comentários:

  1. muitos passeios ai! gostei dos monstros e bichos feitos d papel! dahora...muitas cores... e os bancos? que ideia legal!

    sera que vc vai perder o show da Kylie Minogue por ficar ai mais tempo?

    ResponderExcluir
  2. Os bancos! Que doidos!
    E os coloridos? Eu acho legal a cultura deles!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. antes de fazer comentário sobre o texto quero dizer-lhe que estou em J. Molevade na casa da tia Silma aproveitando que Tati foi para o Hotel TAUÁ, com a turma dela.
    Seu passeio pelas ruas da Cidade do Mexico foi diverdido, não é ? Imagino sua alegria ao estar vendo a cidade por cima, aproeite seus momentos de lazer para compensar o trabalho.
    Te amo! Saudades....

    ResponderExcluir
  4. Amoooo comida mexicana. Foi o que me salvou em NY, que tem comida de plástico com catchup.

    ResponderExcluir
  5. Que legal!!!!!!!!!!!!!
    Também adoro viajar,estou até programando uma viagem pra Europa no ano que vem.
    Espero que tenha sucesso no seu trabalho e que absorva toda cultura e atrativos locais.
    Um abraço forte da amiga!

    ResponderExcluir
  6. valeu, galera. viajar é sempre bom,né. conhecer outras culturas.

    michel, vou voltar dia 06 de novembro e daí fico direto em sp!

    ResponderExcluir
  7. Querido,
    que maravilha...não sabia que vc esteve no México por estes dias!
    Adorei os bichos e monstros de papel...ADOREI!

    É muito bom poder viajar...
    Olha, muito chique a premiação no seu blog! Retinas Urbanas agradece...grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Cara! mt legal o post!
    a esposição de bancos!
    um mais fof q outro!
    e os alebriges! fui até pesquisar no google!
    perfeito o artezanato neaH!
    nooossa!
    continue aproveitando!

    ResponderExcluir
  9. que chico mas guapo!

    estou vendo que sua estadia aí pode estar demorando mais do que o esperado, mas pelo menos vc tá aproveitando bastante e conhecendo tudo! certamente, vai voltar com mtas histórias...

    saudades, querido!

    mil beijos e até a volta!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas