domingo, 6 de setembro de 2009

alguém merece

sábado à tarde estava vendo um programa brasileiro em que o apresentador renova toda a casa de uma pessoa, com tudo que tem direito: novos móveis, pintura, sistemas de aquecimento de água solar, sisterna para captar água da chuva e por aí vai. além disso oferece ajuda financeira e dá possibilidades para que a pessoa possa gerar dinheiro de alguma forma e se sustentar.

fiquei impressionado com uma coisa, como essas pessoas sempre choram e agradecem a ajuda como se não fossem dignas de merecimento. são tão humildes que parece que pensam que um tipo de ajuda assim não deveria acontecer pra elas.

lembrei de outras coisas até mais simples, como pessoas pobres que ganham cestas básicas ou algum presente e agem da mesma forma. é um sentimento muito nobre, muito puro.

fiquei tentando entender isso. será que essas pessoas têm essas atitudes porque não esperam que alguém esteja olhando pra elas quando sabem que existem outros que precisariam mais de ajuda? tou comentando isso porque já perceberam que, quem tem pouco, sempre está disposto a ajudar, a dividir, a pensar no outro que tem menos ainda?

há casos em que é difícil medir quem precisa mais e, infelizmente, a oportunidade não vem pra todos. mas que bom que, quando ela vem pra quem realmente estava precisando dela, pode ser uma grande mudança positiva na vida desta pessoa. até mesmo na nossa, se a gente for humilde o suficiente pra aprender algo com isso.

pretérito perfeito: como você ri online?

24 comentários:

  1. Sabe o que acontece, logo as pessoas que mais precisam deveriam ser aquelas mais apanradas pelo governo, mas sabemos que não é exatamente assim que acontece...

    Bom Feriadão para ti.

    Fique com Deus, menina Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu também vi esse programa.
    Existem coisas na vida que incrivelmente inexplicáveis.
    Foi bom ter assistido aquilo ontem!

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto desses programas, são apelativos. Escolhe UM e dá tudo o que ele precisa e não precisa.
    Deixa a casa de uma pessoa um luxo, podendo melhorar a casa de duas pessoas de forma a deixar mais confortável e ajudando duas familias.
    E os "beneficiados" agradecem e até idolatram esses "homens" que fizeram bem a eles.
    Eles não devem saber que a grana empregada, parte dela vem do ibope, dos patrocinadores, a emissora paga praticamente nada.

    Ah, não gosto mesmo.
    ODEIO!

    ResponderExcluir
  4. Sobre a pergunta que você deixou no ar:
    Sei não, gratidão é um sentimento que poucos conseguem sentir e, como era um programa de TV, acho que os beneficiados meio que sentem a necessidade de demonstrar um pouco dela.

    Esse comentário da Dica é interessante. As emissoras de TV gostam de -ismos e eles costumam ser três: sensacionalISMO, sadISMO e sentimentalISMO.

    ResponderExcluir
  5. Querido,
    sei qual é o programa a que vc se refere... E eu gosto bem de assisti-lo.
    Sabe, as pessoas mais simples costumam ser as que mais ajudam e auxiliam a quem precisa.
    E, é claro, essa coisa de doar, ajudar, amparar, é coisa de corações grandiosos, e a gente sabe, que nem todo mundo é assim. É um exercício diário que devemos fazer diário...o da generosidade e da gratidão.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esses dias mesmo eu estava comentando com a minha mãe, que as pessoas que sã mais humildes, mais pobres são as que mais se ajudam. É um sentimento de compaixão difícil mesmo de explicar.
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre vejo programas desse tipo, é verdade o que você disse as pessoas que precisam as vezes são as que mais ajudam.
    adorei seu blog :)
    tem postagem nova la no meu, passa lá?
    Bj
    docereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O que acho importante nisso tudo é que a gente aprenda algo!
    Que esses programas incentivem os outros a ajudarem também, da forma que puderem, a quem puderem!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo comentário. E sim, chorar faz bem pra todos, seja homem ou mulher.

    Nossa... eu quase chorei lendo seu post. Ando muito sensível ultimamente. E também penso muito sobre isso. Há tantos precisando e tão poucos sendo ajudados.

    ~Já te add no msn e/ou orkut? Add lá: dan_nutjamp@hotmail.com

    ~Até a próxima.

    *DB*

    ResponderExcluir
  10. Oi Railer
    Tudo bem?
    Realmente, essas pessoas sempre que recebem algum tipo de ajuda, seja ela a mais simples que for, se sentem imensamente agradecidas, lisongeadas por terem sido escolhidas.
    O legal disso tudo, é que sempre outras pessoas que tem uma condição melhor acabam sendo influenciadas e procuram ajudar mais.
    Disse tudo no comentário do blog, as pessoas dam muita liberdade, depois, quando são cobradas ñ sabem como agir, como mudar a situação.

    Abraços
    :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Railer, obrigada pela sua visita ao meu blog. Viu só que não esquecemos de ninguém!!Os que tem a vida corrida também tem direito as dicas valiosas sobre saúde e qualidade de vida lá no Cuidando do Corpo. Volte mais vezes lá!
    Bjos
    Vânia
    http://cuidandodocorpo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito que as pessoas simples agradecem tanto e choram porque na verdade não tem vergonha em expor seus sentimentos. Dia desses estava lendo uma crônica da Danusa Leão e ela comentava como chorar hoje está mal visto. Concordei. Assisti a esse programa e achei muito bonito a emoção do senhor em questão.

    ResponderExcluir
  13. muito bom o seu texto viu, curti o seu espaço. e obrigada por ter me visitado, volte mais vezes :)

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu creio mesmo é que tudo tenha o puro objetivo de obter audiência, quanto maior o apelo e dramatização - mais retorno há.

    ótimo seu blog, te sigo de perto!

    ResponderExcluir
  15. Eu me emociono com a bondade humana! Tem gente que precisa de tão pouco...e tem gente que tem tanto e não baixa a "guarda" nunca... parece medo de perder as fortunas...

    Eu faço trabalho voluntário, atendo famílias que precisam.. e isso só faz com que eu me sinta melhor!

    Pq não ajudar?

    Lógico que não posso dar casa, móveis, isso é papel do governo, prefeitura.. mas na minha profissão, o que eu puder fazer por alguem.. certamente farei!

    bj

    ResponderExcluir
  16. Rapaaaz
    Tudo Beem?
    Ameiii seu blog!
    Parabéns
    PERFEITO!
    e nesse dia assisti Domingo legal tbm..hehe
    Fuiz!

    ResponderExcluir
  17. Oi Railer, interessante o que vc diz no texto e é emocionante ver a vida de certas pessoas serem transformadas em algo melhor e que muitas vezes não passa do básico...
    Acho que muitas pessoas que dizemos ser pobres, ajudam mais, pq sabem na pele o que é sentir fome, frio e falta de oportunidade.
    Beijos e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  18. È cara a vida é assim..não vejo esses programas mas sei bem do que fala...
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. A inocência ainda não está perdida no coração dos homens. Devemos manter a esperança!

    ResponderExcluir
  20. Railer eu naõ sei não mais me disseram uma certa vez que esses programas são armações, mais quem sou eu para julgar né, só sei o seguinte que no governo tem roubado muito e deixado de ajudar muita gente veja só, uma coisa que o governo deveria fazer é uma campanha contra a natalidade, já fui e já vi em várias favelas várias mulheres e principalmente mais novas com 2 ou 3 filhos pequenos e daqui a pouco essas crianças estão nos sinais pedidno dinheiro ou até cheirando cola ou roubando isso é vegonhoso, pois o governo deveria usar o SUS para fazer o lingamento de trompas para essas mulheres...Pois já vi muitas crianças sofrendo e não sei se vc viu, mais eu já vi, propagandas nos dizendo que não é para ajudar dando esmolas, que dá uma pena dá, mais também se eu ou vc ficar ajudando a todos que parecem vamos ter que daqui a pouco também pedir esmolas...é foda...mais fazer o que né...Esse e o Brasi...

    Um abraço,

    JORGE

    ResponderExcluir
  21. Eu também já havia pensado nisso...alguém merece!
    Não dá pra mudar tudo de uma vez, mas porque não fazer isso devagar, se muitas pessoas ajudassem isoladamente muitas pessoas, a vida ficaria boa para todos!

    ResponderExcluir
  22. Eu também já havia pensado nisso...alguém merece!
    Não dá pra mudar tudo de uma vez, mas porque não fazer isso devagar, se muitas pessoas ajudassem isoladamente muitas pessoas, a vida ficaria boa para todos!

    ResponderExcluir
  23. Agnt deve sempre lebrar q humilade não é complexo de inferioridade. tem mt gnt q ñ se acha nada porai, mas q o padinho o prefeito da cidade são grandes benfeitores, qnd na realidade as pessoas só estão recebendo o q lhes era de direito e foi tirado, enfim...

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas