sábado, 12 de setembro de 2009

tempos de escola

minha afilhada de cinco anos já se matriculou num colégio e eu descobri que nem existe mais essa coisa de prézinho, primário, ginásio... como o tempo passa... lembrei da minha época, quando minha mãe comprou uma merendeira e pastinha do mickey pra eu ir pra aula. estudei muitos anos na mesma escola estadual e cresci com praticamente a mesma turma.

minha mãe encapava os cadernos com aquele plástico igual forro de mesa, todo quadriculado, e escrevia o nome da matéria com etiquetas adesivas do lado de fora. a gente tinha carteirinha escolar e colocava no final, dentro do plástico, algum adesivo ou calendário de bolso, que já identicavam os gostos de cada um. a minha tinha o símbolo dos caça-fantasmas!

os anos em escola são as melhores fases da nossa vida. lembro da hora do recreio, da bagunça de sempre, brincadeiras e fome. não me lembro de algum dia ter faltado comida na escola. sempre tinha um prato bacana e eu era fã (como todo mineiro) do feijão tropeiro. aliás, só comia isso. o resto eu nunca agradava.

o sinal para marcar cada horário de aula vivia quebrando, daí a saída inicialmente foi comprar um sino, tipo esses de igreja. mas tocaram tanto o sino que acabou quebrando. solução para uma escola sem muita verba? uma caneca cheia de talheres, pelo menos até consertarem a bendita campainha do sinal.

outro coisa que lembro também era como a gente ficava meio tonto nas provas quando chegavam aquelas folhas cheirando a álcool, recém copiadas em mimeógrafos que usavam estêncil roxo como matriz (o pessoal mais novo talvez nem saiba o que é isso).

e o estojo de madeira todo dividido, com a tampa que corria? lá dentro sempre tinha a régua ou lápis com tabuada. lembro da espera pra chegar à quinta-série e poder começar a escrever com caneta e usar caderno de 10 matérias.

e o medo de levar ovada no dia do aniversário?
ou de 'batizarem' seu tênis novo pisando nele?

são muitas lembranças e sempre é bom fazer esse exercício de ficar recordando. que tipo de lembranças terão os adolescentes de hoje, que terminam a 'antiga' 8a série? alguém ajuda a responder?

16 comentários:

  1. Nossa Railer...que saudades me deu da escola agora...tomei ovada duas vezes e sempre tinha os meus tenis novos pisoteados pela galera...rs Quem não teve nada disso não viveu...hehehe
    Eu lembro tb das folhas saidas do mimeografo...cheirinho de álcool...rs

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Realmente , tempos dourados ! As vezes eu ainda vejo crianças brincando de pique-esconde, Manchete e outras. Mas é bem mais raro a cada dia. O que mais eu vejo são crianças de 6 a 10 anos catando suas moedas pra passar meia hora no msn em cibers da vida. Isso me intristece bastante pois creio que terão o mesmo destino daquelas crianças cuja vida é ver televisão.
    Bela postagem.
    Um abração :)

    ResponderExcluir
  3. hahaha
    eh meu amigo
    o tempo passa, e deixa sempre a saudade!!!

    ResponderExcluir
  4. Levar ovada no dia do aniversario nao é nada bom.

    Lembro-me de um niver que levei ovo choco na cabeça. Aff que nojo
    rss

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Até os alunos de hoje tem suas "coisas" pra lembrar futuramente. Só são diferentes das suas, das minhas..
    Sinto saudades da minha vivda escolar, dos namoricos, dos bilhetes em sala de aula.

    É uma fase boa, mas só sabemos di sso quando passa.

    ResponderExcluir
  6. Mas ainda existe pré. No colégio que a minha filha estuda tem, ela está lá há 5 anos, desde o pré, com os mesmos coleguinhas, crescendo juntos! Eu acho isso o máximo!!! Se conhecem super bem, ela se sente super segura. Claro que entram alunos novos, outros saem, mas eles mantêm a mesma turma unida sempre.
    Essa fase é muito boa mesmo, mas eu não sinto muita falta... eu era muito magrinha e as crianças são cruéis né... me chamavam de vários apelidos e tinha um gordo que sempre queria me bater com a mochila dele... kkkkkkkk Eu estudei em colégio de freira e elas eram bem chatas, mas eu acho que eu era pior, por isso queriam me bater né kkkkkk quase fui para um colégio interno.
    Capetinha kkkkkk
    Beijos e ótimo domingo!!

    ResponderExcluir
  7. hahaaha eu lembro! gostava mais da hora do recreio! entre os meninos tinha a turma do futebol e a turma do pique-pega lembra? eu era da turma do pique-pega e oq eu mais gostava era do pique-parede naquele corredor q tinha la no marcio cunha, lembra???

    ResponderExcluir
  8. o povo da oitava serie vai lembrar da epoca em que eles combinavam as festas de turma atraves do orkut..
    gosto muito da merenda da minha escola..eh bem variada...pao com ovo mexido, vitaminas de frutas..

    ResponderExcluir
  9. Passou um filme na minha cabeça, que saudades da época de criança. Uma ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
  10. Oi Railer! Lembrei de um monte de coisas... =)
    Minha pequena tem 8 anos e a escola hoje é diferente, mas mesmo assim tem seu charme e boas lembranças sempre ficam. Experiências diferentes, como dos nossos pais, mas não significa que são ruins. Tempos modernos.

    ResponderExcluir
  11. Não sou mt fã dos tempos da escola ñ! Só me realizei msm qnd entrei no ensino médio-técnico, q já foi quase uma universidade, poder fazer tudo q quiser, a hora q quiser, ser autodidata do jeito q bem entender, vale a pena deixar o aluno se fazer por ele. Porém antes disso nunca curti mt ñ nossas mudanças de cidades tbm nunca facilitaram, mas o cheiro do mimiógrafo há! Esse era imbatível. Deixa eu cheirar tia, deixa! tsc tsc tsc! Desde pequeno! hauahuahauhauhauauh

    ResponderExcluir
  12. O tempo passa e a escola melhora em alguns quesitos e piora em muitos. Antes o professor era muito mais respeitado e valorizado na sociedade. Hoje é tratado como um funcionário público qualquer ou então um profissional pago para agradar os clientes (alunos). =(

    ResponderExcluir
  13. parece tanto tempo atras neh? mas pra quem tem 33 anos, sao o que? 28 anos atras??? tem tempo sim...kkkkk muito bom lembrar dessas coisas railer! os adolesceentes d hoje acho q vao lembrar do seguinte: " lembra do iPhone? do blackberry? coisa mais antiga neh?" kkkkkkk abracao!

    ResponderExcluir
  14. Que nostálgico! Bons tempos foram esse de escola! hehehehe

    ResponderExcluir
  15. O coisa boa cara.. velhos tempos de escola.. 4ª série.. rs!
    Tenho 28 anos.. fui do tempo do mimeógrafo, giz branco (será que ainda usam giz branco nas escolas primárias??).
    O tempo passa rápido mesmo.. hoje nem sei quanto custa um envelope de carta.. nem um selo rs.
    Bons tempos..lembranças de um mundo que se foi.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Hua, kkk, ha, eu também foi do tempo do mimeografo (tendo o cuidado de não se sujar)...

    Daqui a pouco, vamos parecer com os nossos avós, falando "no meu tempo era assim", ou "no meu tempo não tinha isto"...

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas