terça-feira, 21 de abril de 2009

ortografia

muito se tem falado sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa e as mudanças no modo de escrever para se criar um português com regras unificadas nos oito países que fazem parte do acordo (portugal, brasil, angola, moçambique, guiné-bissau, são tomé e príncipe, cabo verde e timor leste).

mas e o dialeto do português usado na internet? o 'msn', que é o mais usado no brasil por pessoas e empresas (devido ao seu custo), tem colaborado para isso. são comuns diálogos como:

- 'kd vc?'
- 'to aki. blz?'
- 'td certo. passou a dor de kbça?'
- 'ainda naum. tava kerendu descansar. qq coisa te ligo.'

mas, por incrível que pareça, pior é quando essa forma de escrita começa a sair do virtual para o mundo real. comecei a perceber que tem gente esquecendo como se escreve por causa das 'abreviaturas' utilizadas em programas de bate-papo ou email.

outro dia li um recado (à mão) no trabalho que tinha 'vc' e 'naum'. tudo bem que quase ninguém escreve à mão no trabalho hoje em dia, mas quando isso tem que ser feito, é preciso atenção. já li textos na internet de professores reclamando de adolescentes que escrevem assim nas provas, inclusive de português.

num momento em que a reforma é que deve ser incorporada à escrita, o que fazer com o 'msn-ês' que vem ganhando força? como a idéia é escrever rápido como se estivesse falando, palavras surgem erradas e fica tudo bem, ninguém se corrige. usar s, ss, c, ç, x etc deveria ser feito de forma consciente e segura. na dúvida, por que não usar um dicionário?

programas do tipo 'soletrando' incentivam as crianças/adolescentes a lerem e melhorar o vocabulário. mas esse também deve ser um trabalho constante dos pais e educadores. pra gente que já cresceu, tem que partir de nós mesmos, afinal escrever direito é um tipo de qualificação que conta e sempre vai contar muito, seja na nossa vida pessoal ou profissional.

curiosidade: etc vem do latim et cætera, que significa 'e outras coisas', ou seja, já tem o 'e' na abreviação e, portanto, não se usa vírgula antes de etc.

pretérito perfeito: tinha feito um mês sem a vovó

9 comentários:

  1. Putz, miguses e derivados são ruins...

    Até no messenger eu tenho escrever direito, mas as frases acabam ficando enormes.

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Poucas palavras eu abrevio no msn, pra nao viciar... pois é completamente deselegante escrever errado, mesmo num simples bilhete de recado.

    Pior é escrever à mão... hoje em dia estamos tão acostumados a digitar que as vezes até pra assinar o nome completo torna-se uma tarefa difícil.

    []'s
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  3. Oi Railer,
    Vim pelo blog da Con, mto legal seu espaço!
    Menino,ei tenho umas manias,escrevo bem portuguê e quando vejo esse internetês fico doidinha!! rs
    Essa nova reforma ortográfica também me deixou doidinha rs
    Beijos

    www.aliceeventos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom, o pior é as regras de uso do hifen: eu nunca soube mesmo, agora pelo menos eu terei a desculpa de que eu não sei usar porque mudou a regra ! :-P

    PS: " K H 100 Hxa é A/"

    ResponderExcluir
  5. Bem lembrado...temos que tomar todo o cuidado, pra nossa língua não virar um msn-es, tento sempre escrever o mais correto possível, e mesmo assim, ocorrem uns erros de vez em quando...nossa língua escrita é muito bela!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fui escrever um bilhete outro dia e, como ele ficou muito grande, minha mão doeu... Doeu como doía quando estava no colégio e os professores passavam aquelas matérias enormes no quadro-negro. Quase parei de escrever e fui digitar o tal bilhete... :)

    ResponderExcluir
  7. OI Railer, eu nao conhecia a música da Madona, e fui procurar, realmente lembra o meu momento!
    Adorei...

    valeu pela visita no meu blogsinho...
    hahahaha

    beijao
    Jalile

    ResponderExcluir
  8. Railer, remar contra a maré nunca dá resultado. As transformações em uma socieddade ocorrem por sí próprias, cabe as regras se adequarem ao novo formato da lígua, para isso existe o estudo da linguística,que estuda essas tranformações!

    ResponderExcluir
  9. jalile, eu é que agradeço a visita! aproveite então, já que gostou de 'this used to be my playground', para ver o clipe no youtube.

    beijos

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas