na última semana a torre eiffel completou 120 anos de existência e o estadão a homenageou com um recurso que está se tornando comum: a realidade aumentada (r.a.). basta ter uma câmera digital, imprimir um símbolo e a brincadeira já pode começar. o processamento acontece em tempo real, utilizando um software que consegue decodificar o símbolo projetado para ele através da câmera.
a r.a. é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que tem como objetivo ampliar o mundo real, adicionando elementos virtuais criados por computador. já viu em filmes sobre o futuro quando alguém usa um óculos ou um visor qualquer que mostra dados de computador sobre a imagem real que está ao fundo? esse futuro já está mais perto do que se imagina.
atualmente há pesquisas em r.a. voltadas para jogos de computares ou adição de cenários virtuais a vídeos transmitidos ao vivo. já viu nos jogos de futebol os letreiros computadorizados que mostram as marcas patrocinadoras ao invés do que realmente está escrito na lateral do campo? existem até livros voltados para isso, onde cada página em frente a uma webcam gera um mundo em terceira dimensão e também a geração de ambientes em 3d para arquitetura.
dessa forma, a linha que separa o real do virtual está ficando mais estreita. e as marcas estão descobrindo isso, já que este elemento gera interação, divulgação e uma experiência marcante. exemplos disso são a torre eiffel em 3d no estadão (com um dirigível girando ao redor) e a propaganda do evento skol sensation que aconteceu recentemente em sp.
faça o teste, sinta a experiência e comente aqui o que achou.
a r.a. é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que tem como objetivo ampliar o mundo real, adicionando elementos virtuais criados por computador. já viu em filmes sobre o futuro quando alguém usa um óculos ou um visor qualquer que mostra dados de computador sobre a imagem real que está ao fundo? esse futuro já está mais perto do que se imagina.
atualmente há pesquisas em r.a. voltadas para jogos de computares ou adição de cenários virtuais a vídeos transmitidos ao vivo. já viu nos jogos de futebol os letreiros computadorizados que mostram as marcas patrocinadoras ao invés do que realmente está escrito na lateral do campo? existem até livros voltados para isso, onde cada página em frente a uma webcam gera um mundo em terceira dimensão e também a geração de ambientes em 3d para arquitetura.
dessa forma, a linha que separa o real do virtual está ficando mais estreita. e as marcas estão descobrindo isso, já que este elemento gera interação, divulgação e uma experiência marcante. exemplos disso são a torre eiffel em 3d no estadão (com um dirigível girando ao redor) e a propaganda do evento skol sensation que aconteceu recentemente em sp.
faça o teste, sinta a experiência e comente aqui o que achou.
pretérito perfeito: a bela exposição de fotos de david lachapelle
Passando para desejar uma ótima quarta..
ResponderExcluirAinda não estou podendo ler os blogs amigos
Minha conexão aqui é ruim...mas volto para ler
Com mais atenção..
Abraços
Ui, que louco!
ResponderExcluirO mundo virtual se aproximando do real é muito louco!
Legal demais!!!
Beijo!
sempre achei o máximo essa coisa de terceira dimensão...=P
ResponderExcluirbeijokas
Eu sinceramente espero que seja mais estreito a mistura da realidade com o virtual...
ResponderExcluirFiquem com Deus, menino Railer.
Um abraço.
Olá!!
ResponderExcluirMuito louco e muito legal...
Abraço!!
Nossa! mt bom msm cara! adoro essas novidades! Parece q o futuro está bem perto msm neah?! esquece! redundância!
ResponderExcluirAdorei!!!
ResponderExcluir