terça-feira, 3 de junho de 2008

informação

conversando com um amigo ele me disse que faz algum tempo que decidiu que não vai mais ler jornal. não só deixou de ler (papel ou online), como também deixou de assistir ao telejornal. ele defende a idéia de que a gente não precisa disso e que o fato de termos que estar sempre informados assim é como uma ilusão criada pela sociedade. ele disse que está vivendo muito bem dessa forma.

será que a informação chega até a gente mesmo que nós não procuremos por ela? mas seria preciso filtrar isso? a internet, por exemplo, tem muitas páginas de conteúdo duvidoso, mas também tem muita coisa boa, proveitosa. e a gente faz o nosso filtro, assim como em outros tipos de mídia (rádio, tv, jornal).

talvez as próprias pessoas com quem conversamos já seriam um tipo de filtro para nos informarmos do que acontece por aí.

5 comentários:

  1. Nem tanto o céu, nem tanto a terra!

    A TV, rádio e jornal são as chamadas mídias push, que empurram a mensagem até nós, sem que tenhamos solicitado. Diferente da nossa querida e amada web, que é pull, puxa o interesse e a atenção, mas os conteúdos são filtrados por nós mesmos.

    Inté! Desirée

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse cara não é tão louco assim. Talvez excêntrico. Deixar de assistir e ler noticiários, não implica, necessariamente, em deixar de se informar, como foi posto muito apropriadamente pela Desirée; alem disso, a grande maioria das informações que se veiculam nestas mídias são dispensáveis a uma fração considerável das pessoas, sem que se interfira em suas contribuições à sociedade. Explico: muitos cientistas, técnicos, artistas, na infinidade de ocupações humanas, são alheios à TV e ao jornal e, mesmo assim, desempenham seus papeis com êxito e contribuem, assim, para o bem comum. E não são propriamente desinformados, pois professam informações. Avaliemos, ainda, quanto tempo é perdido com noticias sobre o caso Isabella Nardoni e coisas afins... Creio que o importante é não se criar estereótipos para o homem, pois o progresso de nossa sociedade é, e sempre foi, sustentado pela diversidade!

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente!
    nós fazemos o nosso filtro! Se tornar uma pessoa bem informada sobre as coisas realmente importantes no seu universo, te dá maior capacidade de explorá-lo!

    ResponderExcluir
  4. Realmente acontecem coisas ruins que são notícia todo dia, mas isso não é desculpa para nos mantermos informados. Por que ignorar coisas que podem nos tornar mais conscientes social ou ecologicamente??? Se não admitirmos fazer parte do mundo, nos isolando, quem será capaz de fazer alguma coisa para que as coisas mudem????????????

    ResponderExcluir
  5. Creio que ficar alienado dos meios de comunicação não seja a melhor forma de se proteger do caos social. Vivemos num mundo globalizado e o que precisamos fazer é saber filtrar o que há de bom a partir das idéias e informações que nos chegam a todo momento.
    Eu por exemplo, adoro as discussões e idéias do seu blog, e se não fosse pela Internet, como eu ficaría sabendo?
    Beijo grande!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas