sexta-feira, 20 de junho de 2008

caça aos leões

tenho acompanhado (muito menos do que gostaria) o que anda rolando no festival internacional de publicidade de cannes (cannes lions 2008), através do meio&mensagem online . pra quem não sabe, de 15 a 21 de junho, a cidade francesa recebe profissionais de marketing e publicidade na grande festa de premiação mais conceituada do mercado publicitário. os prêmios são o grand prix, leão de ouro, leão de prata e leão de bronze.

e as categorias este ano são: filmes (film lions), mídia impressa (press lions), mídia outdoor (outdoor lions), marketing direto (direct lions), design lions, media lions, internet (cyber lions), rádio (radio lions), titanium lions (para as inovações) e promoção de vendas (promo lions). além de seminários, workshops e toda troca de experiência que um evento desses pode proporcionar. para os jovens talentos foi criada a young lions zone, uma área para aprendizado, discussões e possibilidade de aumentar a rede de relacionamentos.

e o brasil está muito bem representado no festival: almapbbdo, f/nazca s&s, lew'lara/tbwa, jwt, y&r, agência click, mccann erickson, fischer américa, bullet, wunderman entre outras. e já conquistamos leões de ouro, prata e bronze em diversas categorias.

entre os premiados está o ipod no palito, da kibon, já comentado aqui no blog, que ganhou dois leões de bronze em 'promo' para a agência bullet.

e fora do país destaco dois vencedores de grand prix:

grand prix em 'outdoor' para a hbo voyeur, que criou uma experiência nas ruas de nova iorque onde as pessoas assistiam a uma projeção num prédio como se estivessem vendo o que acontecia lá dentro sem paredes. várias histórias simultâneas que podem ser acompanhadas também online, no site oficial.

e o grand prix em 'design' para a nova identidade visual da coca-cola, mostrando o que design pode trazer de valor agregado para a marca. eles resolveram fazer uma limpeza, tirando tudo que era desnecessário e que só poluía. o resultado trouxe simplicidade e traduz melhor o valor da marca e seus atributos: modernidade e felicidade.

pretérito perfeito: e o nome?

6 comentários:

  1. muito loco esse da HBO..
    acompanhando a vida de cada um..
    bem interessante..legal que da pra ver online..
    assim como no BBB, muitas pessoas gostam de ficar fuxicando a vida dos outros...

    ja a Coke...a marca eh mundial, nem precisa de muito pra saber que eh um dos refrigerantes preferidos da populacao...

    ResponderExcluir
  2. Olá, R.
    Estou fazendo uma pesquisa com base em Linguística e Análise do Discurso na publicidade. "Um dia, os historiadores e arqueólogos descobrirão que os anúncios de nossa época constituem o mais rico e mais fiel reflexo cotidiano que uma sociedade jamais forneceu de todas as suas atividades" Marshal Mc Luhan. Esse festival confirma isso. Abç.

    ResponderExcluir
  3. ótimo post! adoro toda essa area de publicidade! me amarro em ver comerciais e discutir qual foi a idéia tentada passar por eles, e qual o efeito causado por eles na sociedade! Um festival como o cannes lions não tem nem o que comentar! mt bom!

    ResponderExcluir
  4. Tenho acompanhado o festival e concordo que o Brasil está muito bem representado. Aliás, a propaganda no Brasil vem dando uma lavada há muitos anos em outros países, né?! Acho que a facilidade de adaptação e a necessidade de ser criativo já está incorporado no código genético do brasileiro. rsrs
    As mudanças da Coca-cola para mim são o máximo! Eles sempre se antecipam às tendências. E o mais curioso é que as mudanças de programação visual, que sempre foram encaradas como um risco e um tabu para as grandes marcas, não enfraquecem a identidade com o público, pelo contrário, só reforçam mais e mais a sua liderança.
    Voilá século 22! =]

    ResponderExcluir
  5. Tenho um amigo que está participando do júri. Ele é designer e vai inclusive dar workshop 'Designig Naturaly' durante o Festival. "A proposta é discutir exatamente a força e a responsabilidade do Design no projeto de um futuro sustentável."

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Roberto Pio Borges23 de junho de 2008 18:08

    Railer,

    gostei da projeção no prédio. Achei uma idéia charmosa, que atrai a atenção e faz pensar.

    Não gostei do lance da Coca-cola. Achei meio vermelho demais. Cansativo.

    Grande Abraços do amigo,

    Roberto Pio Borges e parabéns pelo Blogge!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

postagens relacionadas