quinta-feira, 5 de junho de 2008

meio ambiente

5 de junho:
dia mundial da ecologia e do meio ambiente.

e a velha história nunca envelhece: cada um tem que fazer sua parte.

nos últimos anos aumentou a consciência das pessoas em relação ao planeta, ao modo como dependemos dele e como podemos ter sérias conseqüências futuras se não começarmos logo uma mudança.

desde poupar energia, usar lâmpadas fluorescentes, separar o lixo reciclável, levar o pão na sacola de papel (pra que usar a de plástico?), não jogar lixo no chão, não poluir as águas (sabia que dos 70% da água do planeta, só 1% é potável?), usar produtos biodegradáveis e até recolher o lixo na praia. aliás, tem gente que acha que praia e mar são lixeiras (já comentei aqui sobre o exemplo da mãe irresponsável).

li um artigo sobre uma grande área do oceano pacífico conhecida como 'lixeira oriental' (eastern garbage patch). são centenas de milhares de quilômetros de plástico flutuante. desde sacolas plásticas de supermercado, sapatos, brinquedos até pneus e cones de trânsito!

e o ruim é que isso está interferindo muito na cadeia alimentar. os animais, principalmente as tartarugas, confundem o plástico com alimentos e acabam morrendo. sem contar outras conseqüências, como a tartaruga desta foto, que cresceu presa a um anel de plástico.

mais do que um dia, precisamos estar atentos a essas coisas sempre. e ajudar a transmitir a idéia entre as pessoas ao nosso redor, principalmente os mais novos.

e qual tem sido/vai ser a sua contribuição?
só não demora, pois senão pode não dar tempo.

6 comentários:

  1. Gostei do blogue.
    Parabéns.
    Prometo voltar.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus. Coitada da tartaruga! Nossa... meu consolo é que a geração da minha filha (7 anos) está constantemente sendo chamada para a necessidade da preservação do meio ambiente. Mas tenho medo que seja tarde d+! :(

    ResponderExcluir
  3. ... coleta de lixo seletiva total na França. Acho o maximo ! ! ! :-)

    Passa no meu fotolog depois (www.fotolog.com/edubasilio). tem fotos do congresso a que eu fui essa semana !

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Obrigado pela visita no mcqb!

    Eu tenho feito pouco... separo o lixo reciclavel e levo pro posto de recolhimento do compre bem, tento usar menos papel no trabalho e ando de transporte coletivo.

    Eu vi q temos algumas coisas em comum: sou de escorpião, trabalho com comunicação e meu cliente é da área de TI - e faz bastante pra ser cada vez mais "verde".

    E miles away é perfeita, nao consigo achar outra definição!

    Aguardo seu review de Sex and the city!

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Oi Railer!

    Eu tento evitar pegar sacolinhas plásticas quando dá e transformo caixas que seriam jogadas fora, tipo de leite, de bombom, em caixa para presente. Mas acho que deveria fazer mais....

    ResponderExcluir
  6. :O
    coitadinha da tartaruga!!! :'(

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas