domingo, 10 de abril de 2011

rio animado

o filme 'rio', dirigido pelo carlos saldanha, o carioca responsável pela trilogia 'a era do gelo', diverte e apresenta a cidade ao mundo, com cenas de tirar o fôlego e nos deixar orgulhosos de morar aqui.

a arara-azul blu é levada para longe do rio ainda filhote e criada por linda. um dia, o ornitólogo túlio aparece e pede para que linda leve blu ao brasil, para que possa perpetuar a espécie com a fêmea jade. inesperadamente alguns contrabandistas de aves raptam o casal de pássaros que, após fugirem acorrentados um ao outro, vão passar por muitas aventuras pela cidade, ao mesmo tempo em que blu precisa se confrontar com sua incapacidade de voar.

apesar da história ser fraquinha, a animação é muito bem feita e os cenários bem realistas. tá certo que muitos clichês do brasil lá fora apareceram (carnaval, mulatas, bundas, samba, favelas etc) e poderiam ter sido melhor retratados.

achei desnecessário também colocar macacos no pão-de-açúcar distraindo turistas para roubá-los ou colocarem o carnaval como um evento que fecha as ruas da cidade deixando o sambódromo como único caminho para se passar.

por outro lado, foi legal mostrarem o brasil no mapa mundi mais de uma vez para as pessoas que não sabem nem onde moram, além de retratarem as cores, belezas e lugares bacanas da cidade, como o cristo, o pão-de-açúcar, a baía de guanabara, a sapucaí, a catedral e o bairro de santa teresa com seu famoso bondinho.

o rio foi homenageado, um novo 'zé carioca' surge e o filme vai contribuir para o turismo na cidade. eu só queria que a cidade fosse mais limpa, como mostra a história, e a única preocupação por aqui fossem os ladrões de pássaros.

7 comentários:

  1. Ahh eu to super com vontade de assistir essa animação... vi o trailler outro dia no canal Universal!

    Vamos ver quando eu vou conseguir ir ao cine!

    =)

    PS: Aqui em SP a gente usa "Pipocar" para pular fora, ou desistir de uma programação já combinada... rs afinal a pipoca pula pra fora da panela! kkkk

    As girias mudam muito de um lugar pro outro né? kkkk

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti, só o trailer, mas acho excelente a história e a bela montagem.

    Esse Rio limpo também é um sonho meu.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Tô na maior fissura de ver... Deve ser ótimo!!! Valeu pela visita e pelo comment!!! Hugz!

    ResponderExcluir
  4. Quero ver mas em DVD em casa, o Rodrigo Santoro faz a dublagem de um personagem, aliás fiquei mais fã ainda do Rodrigo por causa da entrevista dele ao Conexão Roberto Dávila, o rapaz vai longe, é simples, modesto e muito centrado deu um banho de visão e carreira nesses atorzinhos daqui do Brasil.
    Além de ser super gato.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do filme!
    Náo é épico, mas vale a ida!!
    Deu uma vontade voltar a passear nessa terra ae...

    Abração!!

    ResponderExcluir
  6. Acho que o filme ficou muito bem feito, os efeitos, as cores. Retrata ligeiramente bem a cultura brasileira e as paixões nacionais como o carnaval e o futebol.

    Assim como "Feitiço de Lisa", o famoso episódio dos Simpsons no Brasil, Rio também resgata um pouco dos nossos estereótipos mas... sejamos francos... houve alguma mentira ali? Não existe um fanatismo pelo carnaval, futebol, mulatas sambando e praias, assim como não existe a pobreza nada-maravilhosa contrastando com toda a beleza da Cidade Maravilhosa?

    Achei bastante provocativa a criança (menores ligados ao crime) que não tinha família. Não tem um pouco de Brasil até nessa parte que "degrada a nossa imagem lá fora"?

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto seu post, mas preferi ler depois de assistir. Concordo com você sobre os "clichês" brasileiros que são exportados sempre: carnaval, favela e mulata. Mas ao mesmo tempo achei a história leve e engraçadinha, apesar de fraca. O colorido e as imagens do Rio realmente chamam atenção! é sempre bom ver a nossa cidade retratada lá fora de forma positiva (coisa rara!). O Rio está sendo cenário para muitos filmes recentemente. Pena que nem todos ele é "vendido" com bons olhos... abraço

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas