hoje é o dia mundial de luta contra a aids, 'data sugerida pelas nações unidas para reforçar o compromisso político dos governos para que o mundo reflita sobre as questões que envolvem viver com o hiv'. a estimativa é que hoje, no mundo, 36 milhões de pessoas sejam portadoras do vírus hiv, segundo a organização mundial de saúde (no brasil, em torno de 650 mil pessoas).
na década de 80 a gente via as propagandas na tv usando letras grandes: 'aids mata'. isso causou medo nas pessoas, principalmente quem viveu a 'geração cazuza' e tinha pouca informação sobre o assunto.
aids não mata, o que mata são as chamadas doenças oportunistas que aparecem quando o corpo se encontra em baixíssima imunidade. hoje é difícil morrer por causa disso, já que a medicina avançou e existem remédios eficazes e que controlam a multiplicação do vírus, permitindo uma melhor qualidade de vida para quem vive com ele.
além disso, quem tem o vírus hiv não necessariamente tem aids. tanto é que o termo pejorativo 'aidético' foi trocado por soropositivo. não existe essa relação com 'doença'. mesmo as pessoas saudáveis podem carregar o vírus consigo.
a mídia também mudou o foco, criando campanhas voltadas mais para a informação, os modos de prevenção, os riscos e, este ano, com foco no preconceito que enfrenta o soropositivo, principalmente por causa da ignorância das pessoas.
campanha 2009 do ministério da saúde no brasil
com casos reais em que um do casal é soropositivo
pra quem tiver curiosidade, o site da campanha 2009 do ministério da saúde tem todo o material promocional, incluindo adesivos, camisas, bonés, outdoors, vídeos, spots de rádio e o plano de mídia pelo brasil.
termino com um dos comerciais da campanha 2009, mostrando o trabalho do fotógrafo e artista plástico vik muniz, que juntou 600 pessoas solidárias à causa e soropositivas, para fazer um mosaico cujas fotos serão expostas.
'as peças da campanha usarão imagens de beijos, um forte símbolo de amor e amizade que, no campo da aids, assume outras conotações: o beijo mostra que não se transmite o hiv dessa forma, que as pessoas que vivem com o vírus podem e devem se relacionar com as demais, que a solidariedade precisa ser praticada.'
Que bom ! As coisas estão mudando! conheço gente que hoje vive com HIV, se relaciona, é feliz...
ResponderExcluirQue as campanhas continuem ajudando na prevenção e espantando o preconceito, pois preconceito é a concretização da ignorância no seu mais auto grau.
Beijos
Adorei a imagem do beijo, a frase que segue nela.
ResponderExcluirÉ importante levantar a bandeira, divulgar, falar a respeito..
beijo, lindeza!
Informação é tudo!
ResponderExcluirA ignorância nos leva ao preconceito, e nisso, temos muito o que aprender ainda...
Mas muito bom que a informação anda quebrando barreiras, pra um mundo um pouco melhor...
Abraço!
As coisas estão evoluindo né?
ResponderExcluirO importante é saber que mesmo estando com o vírus podemos levar uma vida normal graças aos avanços e as pesquisas da área farmacêutica.
abraços!
Un beso Rai ! ! ! Sin miedos, sin prejuicios, sin condena, sin nada... Tan solo un beso de amor.
ResponderExcluirPablo.
Cara, sabe o que é estranho, nós vemos propaganda sobre o HIV e ainda temos tanto preconceito...
ResponderExcluirAs vezes me pergunto se entendemos o conceito de humanidade (um conjunto de variedades de uma mesma raça)...
Fique com Deus, menino Railer.
Um abraço.
Muito bom o post...
ResponderExcluirRealemnte essa concientização tem que ser feita e fico feliz ao ver que ela está sendo feita!
Mais uma vez parbéns pelo blog que sempre nos traz temas super interessantes!
Acho que o mais importante a saber sobre o virus do HIV é que a pessoa sendo portadora dele e mesmo não apresentando os sintomas da doença, transmite pra outra pessoa que pode vir a ter a doença. Então usar camisinha é impressíndível... não tem como não usar, afinal vc não vai pedir o exame de sangue da pessoa né?
ResponderExcluirConsciencia das formas de contágio é importante tb... aquele lance de banheiro, beijo, garfo...tudo bobeira... Então vamos ser felizes e aproveitar a vida que ela é curta demais pra nos prendermos a coisas tão pequenas e mesquinhas como o preconceito!
=)
Super legal a abordagem. Pelo que vi vários blogs entram de cabeça na divulgação de matérias conscientizando. E isso faz toda a diferença.
ResponderExcluirAbraço
As campanhas de conscientização do que é aids e como é tansmitida ainda é uma boa maneira de - se não erradicar, ao menos controlar...
ResponderExcluirAi, eu apóio... eu simplesmente amei a campanha desse ano, a logo ficou demais =) Muito boa mesmo,
ResponderExcluir~Visita meu blog, tem coisa nova lá ;)
Até a próxima, amigo!
*DB*
é
ResponderExcluirpreconceito tá com nada nao!!!
eu namoraria uma soropositiva sem problema nenhum. E o porque vc já disse aí no post.
ResponderExcluirE quem twittava #red pegava AIDS kkk como se isso fizesse sentido, a não ser pra fazer gracinhas no twitter. kkk
abraço cara