quarta-feira, 29 de julho de 2009

educação

mesmo em tempos em que não existia gripes de animais ameaçando a humanidade, a boa educação sempre ensinou colocar a mão tampando a boca quando for espirrar ou tossir. e, de preferência, que a mão esteja limpa.

ao bocejar também, já que ninguém é obrigado a sentir o hálito quente que acompanha esse gesto e ninguém, tirando seu dentista, quer ver o fundo da sua garganta.

é algo que a gente aprende. sempre tem alguém pra te dizer, quando criança: 'lave a mão antes de almoçar' ou 'lave a mão depois de usar o banheiro' (pra esse último, não importa o que você foi fazer lá).

mas tem gente que se esquece dessas coisas quando cresce. penso assim, pois não consigo imaginar alguém que nunca tenha aprendido lições básicas de higiene e boa educação. afinal, todo nosso comportamento está regido por estas regras de boa convivência.

são atos simples que acrescentam muito e não exigem grandes esforços, como ceder o lugar a um idoso no ônibus/metrô (já vi gente fingir que dormia pra não dar o lugar) ou até mesmo esperar as pessoas saírem de um elevador para que você possa entrar. coisas básicas que estão se perdendo, assim como as palavras mágicas 'com licença', 'por favor', 'obrigado'.

tudo isso começa cedo na nossa vida, observando os comportamentos e exemplos ao redor. e aí, o que você tem contribuído de bom para isso?

pretérito perfeito: oração curtinha e verdadeira

10 comentários:

  1. é, parece q estamos ficando velhos... qdo notamos esses detalhes..fico espantada também de ver essas pequenas faltas de educação...Mas meus cabelos ficam em pé e minha boca aberta, qdo vejo como tratam os pais...cala a boca é o tratamento mais leve...e por aí vai...
    Não sei , mas os pais perderam "a mão" na educação.. e os tiranos estão a solta! Salve-se quem puder..

    ResponderExcluir
  2. Bom, nós tivemos nossas lições básicas, e tudo mais. E são coisas que nos parecem óbvias, mas analisando friamente as coisas por aí muitas pessoas estão sim 'por fora' dessas lições, não?
    Tem pessoas sem dentes, vivendo no meio do lixo. pq se preocupar com essas questões de higiene?
    Triste, muito triste.
    o Texto, ainda me fez lembrar de uma certa vez que eu estava num ônibus e começaram entrar muitas pessoas. Mas eu estava viajando, com a mente em outro planeta, com milhões de outras preocupações e pensamentos. Eu nem via quem estava ao meu redor. Quando que despertei do meu devaneio com pessoas chamando minha atenção, me chamando de mal educada por não dar lugar a uma mãe, ou pessoas mais velhas q entraram no ônibus.
    Lógico q qndo as vi, levantei imediatamente. Fiquei meio constrangida, mas eu me vi inocente ali.

    Será que as pessoas sempre são intencionalmente mal educadas? Não sei. Certo q é realmente escolha a maioria das vezes.

    Gostei do seu texto, é bom lembrar de gentilezas sim. :)

    ResponderExcluir
  3. Na minha infância, aprendi essas lições tanto em casa, quanto na escola. Bons tempos em que a gente aprendia de uma forma saudável, sem a cobrança de que "se não fizer, apanha".

    Ta valendo... bom texto!

    []'s
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  4. Bom Railer, olha...esse lance de higiene e educação é complicadíssimo, infelizmente nem todo mundo teve a educação certa. Vejo pelas mães com crianças nos onibus...fico pasma com os absurdos que já presenciei... mas concordo com vc que ninguém quer ver o fundo da sua garganta!
    EDUCAÇÃO É BOM E TODO MUNDO GOSTA!

    beijokas

    ResponderExcluir
  5. Neste mês de agosto o blog esta em comemoração
    E te convido a partipar durante todo o mês com a gente..
    E para começar tem selo comemorativo lá no blog..
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. realmente são atitudes um pouco esquecidas infelizmente. Parece até cômico lembrar a sociedade como evitar a gripe, praticando apenas a higiene básica, ou seja, ter o bom senso. abs

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que educação é a coisa mais elegante em uma pessoa, mas noto que não é só isso, é falta de caráter também. Abraço

    ResponderExcluir
  8. oi cara...aham infelizmente o mundo em que vivemos é assim mesmo
    as aparência valem bem mais que um bom carater
    obrigado pelo teu comentario
    apareça mais vezes
    abraço e um ótimo fim de semana pra ti
    valew

    ResponderExcluir
  9. Sempre! Como bom e velho individualista, acho sempre importante respeitar o espaço da outras pessoas para ter o seu respeitado! Jah sou meio avesso há contato humano e grandes muvucas, e se ninguém respeita ninguém então, quase surto! hauahauhauh!

    ResponderExcluir
  10. Sabe que isso foi o que mais senti diferença quando me mudei para uma cidade maior. Parece que interior ainda tem mais dessas atitudes que deveriam ser rotineiras de educação básica. Fico indignada com os velhinhos de pé e os de "20" sentados como se nada estivesse acontecendo.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas