terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

usando as palavras

" [...] terminar pelo telefone costumava ser grosseria. [...] a pessoa devia ter a coragem e cortesia de dizer. [...] será que é possível um término sem usar e-mail, porteiros ou ter comunicar à polícia o desaparecimento de alguém? [...] será que ele tem medo de ser o malvado da história ou ter a conversa constrangedora sobre rompimento? [...] por que não honrar o que foi vivido? [...]"
(trecho de sex and the city, episódio 6, sexta temporada,
quando um namorado termina com carrie via um post-it)

minha comadre alice falou sobre isso no blog dela (aqui), sobre as pessoas que usam das novas tecnologias como msn ou torpedo para dizer alguma 'coisa chata', alguma coisa que não seria tão agradável de se falar.

dizer as coisas olhando nos olhos é preciso, é saudável e ajuda a gente a amadurecer. essas tecnologias são todas boas para nos aproximar, mas temos que perceber que elas são impessoais e frias. saber usar as palavras e ser sincero é algo digno e que traz muitos benefícios.

lembro de uma época em que eu ficava chateado com alguém e daí fechava a cara para a pessoa até ela vir falar comigo. até que um dia alguém não veio. então eu aprendi a chegar às pessoas e falar o que eu sentia. a boca travava mas eu colocava tudo pra fora. do contrário eu guardava e aquilo ia virando uma bola de neve até que explodia, geralmente na hora errada.

aprenda a falar, a dizer o que sente. não use alguém pra fazer isso, nem tecnologias.
você é capaz e pode se surpreender.

16 comentários:

  1. Cara, é isso mesmo, as tecnologias chegaram para nos ajudar na comunicação mais rápida, mas não para substituir as boas conversas na mesa de bar, para discutir relação ou terminar um relacionamento.
    Terminar com alguém pelo e-mail, msn ou seja lá que tecnologia for é uma puta de uma sacanagem.
    Essas coisa temos que continuar a fazer com olho no olho, e não é pela webcam não, é real um na frente do outro.
    Amigo Railer, concordo com tudo e achei seu post super oportuno.

    Abraço forte

    ResponderExcluir
  2. Pra mim isso é COVARDIA, é medo.

    Adorei a música!

    ResponderExcluir
  3. Excelente!
    Quanto a terminar relacionamentos usando palavras, como você descreveu, chamo de 'sair pela porta da frente', como entrou.
    É mais digno para todo mundo.
    Gosto sempre de encarar as coisas de frente!
    É questão de respeito!
    Adorei o post!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho uma sacanagem, escrotidão.
    Já fui vítima, já terminaram comigo por depoimento via orkut, já brigaram comigo via sms..
    Isso é fim de mundo, Railer. rs

    As pessoas são medrosas, e a tecnologia só ajuda na perpetuação disso.. Haveria menos rompimentos se não houvesse a internet, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  5. Cara, a pessoa tem de ter um pouco de coragem para honrar o bons momentos quetiveram com o ex amado.

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. é lamentável, mas tem gente que faz isso sim. Olho no olho deve ser principio básico de qualquer relacionamento. Não precisa ser entre namorados, mas entre pais e filhos, chefes e subordinados etc. abs

    ResponderExcluir
  7. É muita covardia lavar a roupa suja ou terminar qualquer tipo de relacionamento por telefone, internet ou até mesmo cartas, bilhetinhos.

    É importante conversar e tentar ajudar. Porém, é importante a outra pessoa ter um pouco de tato para saber quando está sendo ofensiva, pois tem gente que sempre argumenta "é meu jeito".

    ResponderExcluir
  8. Nada se compara ao cara-a-cara, olho-no-olho...
    Bjuuu
    =D

    ResponderExcluir
  9. Nada supera a verdade de um olho no olho...

    Mas o medo faz as pessoas se esconderem....triste, né?

    bj

    ResponderExcluir
  10. ===

    Inicialmente, grato pelo retorno!

    Rapaz, poderia tecer mais sílabas que de costume. Não vem ao caso. Fui vítima desse comportamento clichê tecnológico. Escrevi sobre isso. O medo de caminhar no solo preciso da verdade, de expor-se como ser humano sem máscaras, entre outros fatores tão típicos da superficialidade nos relacionamentos contemporâneos [falo por princípio genérico, não me atenho às honrosas exceções!] acabam por conduzir os novos paradigmas de comportamento a esta desonrosa atitude... Tecnologia é tornar tudo mais simples sem no entanto sucumbir-se ao simplório!

    Parafraseando um adágio, olho para os montes arenosos (tão comuns) e procuro nos poucos jardins vistosos árvores profundamente enraizadas...

    ===

    ResponderExcluir
  11. Fui assistir ao filme Amor sem escalas, na semana passada, e o filme aborda este tema... uma empresa passa a demitir os seus funionários através de uma video-conferência. Um absurdo... uma covardia, desumano... enfim, tudo isso que ja foi dito!

    beijao pra vc

    ResponderExcluir
  12. Nada substitui o cara a cara em certos assuntos, questão de respeito mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Não adianta cara, tem coisas que só dá pra ser cara a cara né? até pq demonstra a verdade. Dá mais credibilidade

    ResponderExcluir
  14. Faço minhas as suas palavras!!Existem coisas que nao devem ser conversadas por msn ou similares...existem assuntos que precisamos olhar nos olhos das pessoas e notar o que realmente ela está sentindo e deixar passar a nossa emoção tb!Um ex já terminou cmg por msg de celular, isso é terrível!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Os prós e os contras do mundo moderno e virtual,né?
    Eu sou daqueles que precisa dizer, ouvir, olhar no olho pra dar fim ou início a algo.
    E acho péssimo quem é covarde e não tem coragem de fazer o mesmo.
    Curti aqui.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. O mundo transborda de gente covarde, infelizmente....

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

postagens relacionadas