sexta-feira, 16 de outubro de 2009

nas alturas



quando vi o cartaz deste filme pela primeira vez, não tive como não me lembrar da tragédia do padre que voou em balões. achei que talvez o filme aqui no brasil pudesse ser afetado por causa do incidente. mas ao contrário, o filme foi (está sendo) um grande sucesso e, quem puder, assista em 3d pois vale muito a pena.

já na velhice, carl fredricksen decide ir atrás do seu sonho e de sua falecida esposa: morar na beira de uma cachoeira numa floresta da américa do sul. prestes a ter que ir para um asilo, ele amarra milhares de balões em sua casa e voa/foge com ela. mas ele não contava que o carismático escoteiro russell, um menino de 8 anos, iria se juntar a ele nessa jornada. ambos vão se envolver numa aventura otimista, divertida e ainda encontrar amigos e vilões.

o filme fala de amor, de perda, de correr atrás do tempo, de lembranças, de envelhecer junto e dos problemas da velhice, como o tratamento (falta de respeito) ao idoso hoje em dia. já cansei de ver gente no metrô fingindo dormir para não dar lugar aos velhinhos; ou no ônibus ver velhinhos em pé ao lado de bancos cheios de jovens batendo papo. outro dia ajudei uma senhora a descer com uma mala do ônibus e pude ver um brilho nos olhos dela quando ela virou pra mim e falou: 'ninguém faz isso atualmente'. e eu completei: 'ainda tem gente que faz sim. acredite'.

os personagens animados estão muito expressivos, sendo possível perceber sentimentos apenas nos olhares e nos pequenos detalhes. conseguir colocar humanidade em personagens de animação é algo que a pixar vem fazendo muito bem e se destacando a cada novo projeto.

o cão dug, por exemplo, que surge na trama, tem uma coleira especial que lhe dá a habilidade de falar, mas mesmo quando está calado ele consegue demonstrar o que sente, como todo cachorro que a gente conhece. não esqueço o olhar e a frase dele num momento do filme em que declara: 'eu me escondi debaixo da varanda porque te amo'.

mais que eu filme infantil, 'up - altas aventuras' é um filme pra gente grande, que inspira, que mostra como a gente quer estar sempre ligado com quem amamos, mesmo que essa pessoa não esteja presente.

mais ainda, como não há idade para se ir atrás de um sonho ou fazer novos amigos.
pra quem já viu: esquilo!

16 comentários:

  1. Estou querendo ver este filme, mas infelizmente parece que quando eu pisar no chão, já vai ter saido de cartaz...

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá ! Obrigada !
    Seu blog tbm e lindo e mt interessante ! Parabéns .
    siga - me ! te sigo tbm ..
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ´
    Deve ser um desenho que retrata uma realidade bem normal nos dias de hoje.

    Vou seguir seu conselho.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. ótima dica, acredito que com certeza vc deve ter uma videoteca em casa eita cara para gostar tanto de filme assim...rsss...To brincando, ver filme também é cultura.
    Bom final de semana e bons treinos.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    http://jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti esse filme, a minha filha já, ela gostou bastante.
    Parece ser bem legal mesmo, pretendo ver sim!!

    Boa dica!
    beijos e ótima sexta!

    ResponderExcluir
  6. Poxa, me falaram desse filme, inclusive você falou dele num comentário feito no meu blog né. Vou ver com certeza, adoro trabalhar com idosos e esse filme vai me ensinar mais coisas sobre eles.

    Bom fim de semana e valeu a dica!

    Vânia

    ResponderExcluir
  7. eu ainda não conheço os sapatos da Democrata, mas fiquei curioso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Hei! O filme é muiiiito bom, né?! Pena que não pude ver em 3D... =(
    Agora me fala uma coisa: e a abertura das nuvenzinha e a cegonha? Espetacular!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo comentário lá no meu blog!
    Aprecie sempre...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o filme e a tua postagem mais ainda. Abraço

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, respeito aos mais velhos é coisa rara hoje em dia mesmo. Eu trato os outros da forma como eu espero que tratem minha avó, pq senão, o mundo tá perdido.

    E faz tempo q eu não vou ao cinema, valeu pela dica.
    bom fim de semana

    ResponderExcluir
  12. aiii eu quero muito ir assistir esse filme!!! =)
    qdo vi o trailler tb achei que deveria ser mto bom...e pra falar a verdade, os balões tb me lembraram o padre...rs

    beijokas

    ResponderExcluir
  13. rsrs! tenho tão pouco tempo pra ir ao cinema, q o q me sobra realmente faço questão de ñ assistir animação! mas parece ser legal sim!! Agendar pra lugar nas férias!! =P

    ResponderExcluir
  14. Que delícia essa resenha!!
    Já tem séculos que não vou ao cinema...nem lembro quando foi a última vez que fui.
    Mas, acabei de ler um livro sobre a Maria callas e vou pegar o DVD "Callas Forever" do Zeffirelli. Dizem que é muito bom...
    Já é um bom começo, não?!
    Beijos, boa semana!!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas