hoje é o dia da blogagem coletiva 'vida verde': encontro de práticas para uma vida simples, natural e sustentável. cada blogueiro deve falar qualquer coisa sobre o tema e dizer como tem contribuído para o futuro do planeta.
eu moro sozinho e produzo muito lixo. imaginem quem mora com mais gente. uma boa prática é separar o lixo. aqui no meu prédio existem aquelas lixeiras diferenciadas por cor para coleta seletiva. se o seu prédio não tem, solicite ao síndico. é importante para que possamos reciclar o máximo de coisas. inclusive, além de separar papel, metal, plástico, vidro e orgânicos, deve existir uma lixeira para pilhas e baterias.
ah, sacolas plásticas de supermercado não são recicláveis! assim, não adianta jogá-las na lixeira vermelha. o melhor é nem consumi-las, optando por levar sua própria sacola 'verde', as eco-bolsas, quando for ao fazer compras. eu tenho uma e uso.
quando estive em boston, lembro que os clientes do supermercado que levavam suas próprias bolsas ganhavam desconto! e quem não levava, tinha que pagar 5 centavos por cada sacola de plástico que precisasse usar. podiam fazer isso aqui também.
mas voltando ao lixo, é preciso lembrar também de nunca jogar nada no chão, na água ou enterrar na areia da praia. guarde o seu lixo contigo se não tiver lixeira perto e depois jogue fora. eu faço isso numa parte da minha mochila, onde jogo papéis de chiclete, rascunhos, aquelas notinhas de pagamento com cartão etc. sempre em casa dou uma limpada.
todo mundo sabe que 'se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor', mas muita gente não faz. é como usar fio dental, todo mundo sabe que deve usar, mas muita gente não usa. por isso temos que estar sempre reforçando a ideia. desperte a consciência ecológica em você e em que estiver por perto. o planeta agradece.
pretérito perfeito: alebrijes, bancos e mais coisas do méxico
Não tenho um blog para participar do movimento mas vou fazer a minha parte também: divulgar o seu! Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirEu tenho contribuído com tudo o que você já citou: coleta seletiva, não jogar lixo nas ruas, usar eco-bolsas. Também economizo água, energia elétrica. Sei que é pouco, mas é o que eu tenho feito!
ResponderExcluirBela iniciativa!
beijos
maravilha esse texto! :-)
ResponderExcluirCara bons conselhos, mas pensei que as sacolas plasticas fosse reciclaveis...
ResponderExcluirTambém o lixo separado assim, pode acaba sendo doado para algum associação de catador de lixo (que acaba convetendo em renda para pessoas de menos posse).
Fique com Deus, menino Railer.
Um abraço.
Legal, acho essa atitude super importante, temos realmente que dar uma virada grande. Você já me ensinou algo que não sabia, que as sacolas plásticas não eram recicladas, em Boston, quando fui eles me deram sacolas de papel. Achei legal. Estou repensando como fazer nas compras do mês.
ResponderExcluirObrigado
Eu tenho o mesmo compartimento para jogar pequenos lixos na minha mochila.
ResponderExcluirGostei da iniciativa.
separar o lixo é uma das melhores que nós podemos fazer. Aqui no meu prédio também tem coleta seletiva. E aqui na minha cidade idem.
ResponderExcluirfalooo aee abraço
bom fim de semana
Railer,
ResponderExcluirPassando pra agradecer sua adesão e que maravilha de texto super informativo e leve. É isso, tem muitas coisas que podemos fazer e que não nos custa nada a não a mudação de atitude.
Grande abraço, bom fds e excelente feriado.
Já li tanta coisa sobre isso hoje.
ResponderExcluirE volto a repetir, muito boa a iniciativa.
Já aderi a muitas coisas.. Inclusive as "eco-bolsas"
Beijos, Railer.
Lindas as fotos da postagem anterior.. :)
Aqui no prédio não tem...já tentamos falar com os responsáveis mas nada é feito, pessoas acomodadas...
ResponderExcluirComo no prédio da minha avó a separação do lixo reciclável é feita, a gente junta aqui em casa e leva pra lá. Acho um absurdo ficar poluindo ainda mais o planeta sendo que basta perder um tempinho mínimo com os produtos recicláveis pra estar fazendo algo pelo nosso planetinha!
Uma atitude bem empregada vale mais do que milhões de palavras... =)
Beijão
Aqui no prédio meu pai implantou essas lixeiras para separação do lixo.
ResponderExcluirAlém de contribuir, é possível ainda ganhar um dinheiro com a reciclagem.
Se todos pensassem assim. Muita coisa seria diferente.
Abraço
Parabéns pela iniciativa, não sei se vc viu o treino que fiz nas montanhas na segunda passada, pois veja no meu blog, antes de subir a montanha tinha vários despachos de macumba o cheiro estava insuportável e nem deu para tirar fotos, chegando lá em cima na montanha eu também encontrei vários lixos e registrei tá la no meu blog e o lixo que eu produzi trouxe tudo para casa, se todos tivesse o mesmo pensamento a natureza iria adorar.
ResponderExcluirUm abraço,
Jorge Cerqueira
Ultramaratonista
www.jmaratona.blogspot.com
Um abraço,
Achei muito interessante a política de Boston de dar desconto aos clientes que levam suas sacolas ao mercado e que cobram se eles não a levam. Sacolas de supermercado só atrapalham mesmo. Ainda mais porque muitos as usam como saco de lixo depois.
ResponderExcluirEspero que o carro movido a energia elétrica seja popularizado em breve. Mas acho que os sheiks do petróleo e o Hugo Chávez é que não vão gostar muito (nem mesmo o Brasil com esse pré-sal que só vai beneficiar quem tem dim-dim).
Prezado
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Abs
Alexandre Taleb
Consultor de Imagem/Personal Stylist
Visite meu blog: http://ataleb.wordpress.com/