assim como 'beleza americana' tratou do cotidiano típico das famílias vivendo de aparências numa época atual, 'foi apenas um sonho' (revolutionary road) repete o tema na década de 50. o casal titanic está de volta como representantes da família wheeler, april (kate winslet) e frank (leonardo dicaprio), pais de duas crianças.
frank quer ter um futuro diferente do pai, mas não sabe como, e continua sua vida preso a um emprego que não lhe gera satisfação. já april tem uma cabeça bacana, enxerga além de tudo, está à frente de seu tempo. ela é quem vai surgir com uma proposta de mudança, um plano em comum para que o casal consiga se libertar da rotina monótona.
é interessante notar como isso vai afetar os vizinhos e pessoas do lugar, que não vão dar créditos aos planos e, ao mesmo tempo, vão se sentir mal por continuarem acomodados onde estão. entretanto, tudo aquilo que o casal espera que traga esperança às suas vidas, vai se revelar frágil quando um dos parceiros se mostra descrente dessa idéia. e essa fragilidade, essa falta de suporte de um dos lados, só vai servir para acabar de vez com todos os sonhos.
a única pessoa sana nisso tudo, por incrível que pareça, é o personagem john, que valeu a indicação ao oscar de melhor ator coadjuvante para michael shannon. ele é considerado um lunático, mas é o único que vai enxergar onde o casal está se metendo e o único que vai ter coragem de dizer isso para eles.
a atuação de kate winslet é muito boa e dicaprio não é ruim, mas eu não consigo vê-lo como um adulto. ele tem cara de adolescente, ele passa essa imagem. daí tem momentos no filme em que achei que ele perde credibilidade e poderia ter tido uma atuação mais madura. outra questão são os filhos do casal, que parecem estar alheios a tudo que se passa.
independente disso, assistam a esse filme pois vale a pena. e o final mostra que tinha mais gente lúcida na tal 'rua revolucionária', que conseguia fugir da mesmice e da hipocrisia à sua maneira particular e silenciosa.
pretérito perfeito: feliz dia da mulher
Grande filme. Para mim, um dos marcos de 2009 no que diz respeito a cinema. Historia bem construida, 'mise-en-scène' admiravel, atuações excelentes (ainda bem que Winslet levou o oscar de melhor atriz, mesmo se foi pela atuação em outro filme, "The reader").
ResponderExcluirEu também ja havia feito um comentario elogioso sobre o filme : http://edu-midnight-blue.blogspot.com/2009/01/revolutionary-road.html
CURIOSIDADE: quais os limites da liberdade de tradução? 'Revolutionary road' saiu no Brasil como 'Foi apenas um sonho', na França como 'Les noces rebelles' (= As nupcias rebeldes) e, ha alguns dias, eu vi em uma livraria o livro que deu origem ao filme. 'Fenêtre panoramique' (= Janela panorâmica) :P
Vi o trailler, mas confesso que não me animei em ver por achar que seria muito down... e to numa fase oposta saca?
ResponderExcluirGrande abraço
Parece ser legal esses filmes nos fazem pensar na vida!
ResponderExcluirIsaque Lima
ResponderExcluirwww.redacaonoticia.com
Olá,
ResponderExcluirAdorei a crítica, o cantinho e a visita!! Já pedi a meu namorado pra gente ir ver o filme!
Eu volto mais vezes!!!
beijocas.
Adoro fugir da mesmice!
ResponderExcluirGostei!
Beijo!
michael shannon realmente perfeito! o q eram todas aquelas crises do personagem, e como ele interpretou com brilhantismo! Kate Winslet Brilhante tbm, mas pra mim não superou a atuação de o O Leitor! Leonardo realmente era o q havia de mais fraco no filme! E acho railer que a alienação das crianças foi intencional, ao mostrar que apesar das exitações nada mudaria e que a vida em revolutionary road seguiria seu curso! Pra mim, apesar da falta de ação, de cenas com mobilização para viajar, o barato do filme é exatamente não ter um final feliz, nada arquitetado, apenas o q acontece com pessoas q desafiam toda uma geração e conceitos impostos por uma sociedade!
ResponderExcluirEsse tá na minha fila... mas ela anda bem grande.rs
ResponderExcluirQuero ver esse filme, vc me deixou curiosa!
ResponderExcluirAbraços.