domingo, 8 de março de 2009

quando um sonho acaba


assim como 'beleza americana' tratou do cotidiano típico das famílias vivendo de aparências numa época atual, 'foi apenas um sonho' (revolutionary road) repete o tema na década de 50. o casal titanic está de volta como representantes da família wheeler, april (kate winslet) e frank (leonardo dicaprio), pais de duas crianças.

frank quer ter um futuro diferente do pai, mas não sabe como, e continua sua vida preso a um emprego que não lhe gera satisfação. já april tem uma cabeça bacana, enxerga além de tudo, está à frente de seu tempo. ela é quem vai surgir com uma proposta de mudança, um plano em comum para que o casal consiga se libertar da rotina monótona.

é interessante notar como isso vai afetar os vizinhos e pessoas do lugar, que não vão dar créditos aos planos e, ao mesmo tempo, vão se sentir mal por continuarem acomodados onde estão. entretanto, tudo aquilo que o casal espera que traga esperança às suas vidas, vai se revelar frágil quando um dos parceiros se mostra descrente dessa idéia. e essa fragilidade, essa falta de suporte de um dos lados, só vai servir para acabar de vez com todos os sonhos.

a única pessoa sana nisso tudo, por incrível que pareça, é o personagem john, que valeu a indicação ao oscar de melhor ator coadjuvante para michael shannon. ele é considerado um lunático, mas é o único que vai enxergar onde o casal está se metendo e o único que vai ter coragem de dizer isso para eles.

a atuação de kate winslet é muito boa e dicaprio não é ruim, mas eu não consigo vê-lo como um adulto. ele tem cara de adolescente, ele passa essa imagem. daí tem momentos no filme em que achei que ele perde credibilidade e poderia ter tido uma atuação mais madura. outra questão são os filhos do casal, que parecem estar alheios a tudo que se passa.

independente disso, assistam a esse filme pois vale a pena. e o final mostra que tinha mais gente lúcida na tal 'rua revolucionária', que conseguia fugir da mesmice e da hipocrisia à sua maneira particular e silenciosa.


pretérito perfeito: feliz dia da mulher

9 comentários:

  1. Grande filme. Para mim, um dos marcos de 2009 no que diz respeito a cinema. Historia bem construida, 'mise-en-scène' admiravel, atuações excelentes (ainda bem que Winslet levou o oscar de melhor atriz, mesmo se foi pela atuação em outro filme, "The reader").

    Eu também ja havia feito um comentario elogioso sobre o filme : http://edu-midnight-blue.blogspot.com/2009/01/revolutionary-road.html

    CURIOSIDADE: quais os limites da liberdade de tradução? 'Revolutionary road' saiu no Brasil como 'Foi apenas um sonho', na França como 'Les noces rebelles' (= As nupcias rebeldes) e, ha alguns dias, eu vi em uma livraria o livro que deu origem ao filme. 'Fenêtre panoramique' (= Janela panorâmica) :P

    ResponderExcluir
  2. Vi o trailler, mas confesso que não me animei em ver por achar que seria muito down... e to numa fase oposta saca?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Parece ser legal esses filmes nos fazem pensar na vida!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Adorei a crítica, o cantinho e a visita!! Já pedi a meu namorado pra gente ir ver o filme!



    Eu volto mais vezes!!!


    beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Adoro fugir da mesmice!
    Gostei!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. michael shannon realmente perfeito! o q eram todas aquelas crises do personagem, e como ele interpretou com brilhantismo! Kate Winslet Brilhante tbm, mas pra mim não superou a atuação de o O Leitor! Leonardo realmente era o q havia de mais fraco no filme! E acho railer que a alienação das crianças foi intencional, ao mostrar que apesar das exitações nada mudaria e que a vida em revolutionary road seguiria seu curso! Pra mim, apesar da falta de ação, de cenas com mobilização para viajar, o barato do filme é exatamente não ter um final feliz, nada arquitetado, apenas o q acontece com pessoas q desafiam toda uma geração e conceitos impostos por uma sociedade!

    ResponderExcluir
  7. Esse tá na minha fila... mas ela anda bem grande.rs

    ResponderExcluir
  8. Quero ver esse filme, vc me deixou curiosa!

    Abraços.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas