domingo, 1 de março de 2009

feliz aniversá-rio!

neste dia primeiro de março o rio de janeiro completa 444 anos. parabéns para este lugar que, mesmo com tantos problemas, já dizia gilberto gil, 'continua lindo'! as belezas naturais do rio são realmente encantadoras, o pólo cultural, arquitetônico e gastronômico que existe aqui é fantástico, além da diversidade de pessoas, ritmos, crenças. inclusive o rio abriga uma das sete maravilhas do mundo moderno!

minha história com o rio começou em 2001 quando, ainda estudante em final de curso em viçosa/mg, consegui emprego numa grande empresa de computação, indicado pelo meu orientador na universidade. eu nunca tinha vindo ao rio e nem conhecia ninguém por aqui. mas aceitei a proposta, na cara e coragem.

os primeiros meses foram terríveis, saudade da família e dos amigos, choque com a questão financeira (aqui tudo é muito caro, ainda mais para um estudante de minas), dúvidas, medos. mas eu sabia que era apenas fase de adaptação e aguentei firme. o resultado é que estou aqui até hoje e elegi essa cidade como minha casa. gosto de estar perto do litoral.

não há como negar a questão da violência. mas eu acho que o rio é como qualquer outra capital onde você tem que andar sempre atento e tomar certos cuidados. por exemplo, não sair por aí ostentando riqueza (como fazem muitos turistas), já que estamos num país onde a desigualdade social é grande.

já convidei pessoas pra vir passear mas que têm muito medo, imaginando que aqui a gente anda abaixado por causa dos tiros que cortam o ar. há violência sim, mas a mídia só mostra isso, já que apenas as notícias ruins é que vendem. assim, recomendo a todos vocês que nunca vieram aqui, que venham tirar a prova.

mais uma vez um feliz aniversário pra esta cidade maravilhosa e abençoada!
aquele abraço!

pretérito perfeito: a crítica do filme 'antes de partir'

14 comentários:

  1. Todos os problemas que você mencionou são reais, eu tenho consciência.
    Mas pessoalmente, todas as vezes em que eu fui ao Rio (a maioria delas motivadas pelo fato de você morar ai, pois eu poderia partir/chegar em outros aeroportos), tudo se passou hyper bem.
    Obrigado por me fazer descobrir o Rio bom, o Rio bonito.
    Parabéns para esta cidade que, apesar de tudo, é uma das mais magicas do planeta.

    ResponderExcluir
  2. o Rio de Janeiro é realmente é uma cidade encantadora. conheci bairros diferentes e pude observar a diversidade, como as pessoas são diferentes, a vida noturna,os bares, os costumes na praia (biscoito de polvilho?? parece até coisa de mineiro...rsrs). vale muito a pena visitar essa cidade maravilhosa. parabéns, Rio! e obrigada mano por essa oportunidade.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Morro Dois Irmãos em fim de tarde, visto do Arpoador... o cenário que me inspira...

    ResponderExcluir
  4. Sim, parabéns cidade maravilhosa!
    Realmente a mídia divulga tanta coisa ruim que a gente fica com receio.
    Tive a sorte de não presenciar nada de violência em nenhuma das vezes em que estive aí!
    Adoro a paisagem natural e as pessoas daí!
    Beijo e saudades de poucos dias que saí daí e já quero voltar!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, essa cidade é mesmo encantadora. Por mais que a gente viaje, é difícil achar uma cidade como o Rio de janeiro!!
    Querido, vou ver o filme que vc me indicou!!
    grande beijo, boa semana!!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Railer!!!
    Parabéns pro nosso Rio!!!!

    ResponderExcluir
  7. O Rio é lindo... Realmente e vc como todos q moram ae, pricipalmente os cariocas adoram ostentar isso! hauahauha
    abçs!

    ResponderExcluir
  8. concordo com vc, Railer. Violência existe em todas grandes capitais. Dá raiva quando acontece com a gente, mas não deixamos a cidade por isso. O Rio tem qualidades peculiares e apaixonantes. E muitas dessas qualidades só percebi de fato quando estive fora do Brasil. Deixei passar a data, acabei nao escrevendo nada, mas certamente sou um eterno apaixonado pelo Rio.

    ResponderExcluir
  9. eu conheci o Rio em fevereiro do ano passado...também moro numa grande capital (São Paulo) e por aqui a violência é igualmente grande como a do Rio, tb acho que na tv eles só vendem as informações ruins pq é o que o povo quer ver... apesar de ter morado minha vida todinha aqui, nunca fui assaltada ou sofri algum tipo de violencia somente por morar aqui. O Rio é realmente uma cidade muito bonita que vale a pena ser vista de pertinho. Quando eu tiver oportunidade volto! =P
    beijos

    ResponderExcluir
  10. aeeeeeeeee iiiiiiiissssaaaaa e viva o Rio aeó abrass brow

    ResponderExcluir
  11. vc não me chamou para conhecer o Rio. Brincadeira!!!
    É muito bom enfrentar as coisas de frente e depois de um tempo olhar para tras e ver que valeu a pena. Me sinto assim em relaçao as minhas ultimas mudanças.
    Mas voltando ao assunto da visita, me espera que vou ai te visitar. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Cara, e vc acredita que eu ainda não conheço o Rio!!!
    É um lugar que sempre está na minha cabeça pra conhecer, mas sempre acaba não dando certo...mas eu chego lá!
    Obrigado pela visita!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, espero que se torne um visitante assíduo...abraços

    ResponderExcluir
  14. Parabéns para minha terra natal. Lindo Rio de Janeiro!
    Beijão Railer!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

postagens relacionadas