quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

oscar e carnaval

como comentado quando saiu a lista dos indicados ao oscar 2009, muitos filmes bons disputando, mas os resultados ficaram dentro do esperado, sem muitas surpresas. este ano o oscar aconteceu no domingo de carnaval e a rede globo, que tem os direitos de transmissão, não exibiu nada por conta dos desfiles das escolas de samba do rio de janeiro. o jeito foi assistir pela tnt, a partir das 22h, que mostrou tudo desde o tapete vermelho.

ao mesmo tempo, como fiz no ano passado, acompanhei ao vivo os comentários do crítico mineiro pablo villaça, do cinema em cena, pra mim um dos melhores críticos e comentaristas atualmente.

este ano a festa foi apresentada pelo hugh jackman wolverine, que cantou, dançou e comandou as três horas de cerimônia. o grande vencedor da noite foi o filme 'quem quer ser um milionário?', que levou oito prêmios, incluindo melhor roteiro adaptado, fotografia, trilha sonora, melhor filme e melhor diretor (comentários em breve).

a festa teve alguns pontos diferentes e que enriqueceram. por exemplo, ao invés do clipe para apresentar os prêmios principais de ator/atriz e coadjuvantes, surgiram no palco 5 ganhadores das respectivas categorias. e cada um falou um pouco sobre o indicado, sobre seu trabalho e contribuição. isso fez com que a entrega do prêmio fosse um momento mais marcante, mais intimista, com as pessoas sendo homenageadas e se emocionando mesmo antes de saberem o resultado.

outro ponto bacana foi o número de dança apresentado em homenagem ao retorno dos musicais ('the musical is back'), com participações de beyoncé e a dupla de high school musical, entre outros. eles fizeram um mix com várias músicas de diferentes musicais desde grease e noviça rebelde até dreamgirls e mamma mia.

penelope cruz levou melhor atriz coadjuvante em 'vicky cristina barcelona' e heath ledger melhor ator coadjuvante pelo coringa de 'batman: cavaleiro das trevas'. a sua família recebeu o prêmio póstumo e agradeceu a merecida homenagem.

a melhor atriz foi kate winslet em 'o leitor' e o melhor ator foi sean penn em 'milk'. este último fez um belíssimo discurso, sendo aplaudido de pé. ele evocou o momento político em que se encontram os estados unidos, falando de obama, da situação dos gays e da luta por direitos iguais, já que o papel que o premiou é o de um ativista homossexual. ele ainda homenageou o indicado mickey hourke, por dar a volta por cima.

o filme milk também ganhou o oscar de melhor roteiro. o melhor filme de animação foi 'wall•e' e os melhores efeitos especiais premiaram 'o curioso caso de benjamin button', que também levou melhor direção de arte e melhor maquiagem.

mais uma festa bonita dessas e mais uma vez o brasil de fora. temos melhorado muito a qualidade dos nossos filmes, mas a divulgação/distribuição atrapalham muito e dificultam o país a se destacar lá fora. além disso, tem a questão política na hora de mandar apenas um filme para concorrer a uma indicação. tenho esperança de que a gente ainda chega lá.


pretérito perfeito: a maratona do oscar 2008

4 comentários:

  1. olá!
    menino, to tão por fora... não sabia q já tinha rolado o oscar. e é claro que vc assistiu né? cinema é contigo mesmo. legal, tem um bom acervo de filmes pra eu assistir. o lance, é conseguir... rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. O oscar pro Leadger era previsto (eu nao gosto disso ; deveriam ter atribuido o prêmio a ele quando ele foi indicado por Brokeback...). 'Slumdog Millionaire' era meu preferido, desde o inicio, desde o momento em que eu o vi ha mais de dois meses ! :-)
    Eu vou te enviar umas canções legais da OST depois, não me esqueci. ;-D

    ResponderExcluir
  3. 'Slumdog Millionaire' o melhor [2] Concordo com o eduardo! Não tinha pra ninguém se desse benjamim eu ia ficar mt puto! Os outros n~]ao tinham mt chance, frost/nixon apesar de ser um filme brilhante em diálogos deixa mt a desejar como produção. e o Milk e o leitor na minha opinião eram mt fraquinhos p/ tah concorrendo!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

postagens relacionadas