quarta-feira, 2 de julho de 2008

vale a pena ver de novo

quem já assistiu ao filme '12 macacos' talvez se lembre de uma cena envolvendo os personagens de bruce willis e madeleine stowe. ele, vindo do futuro, comenta com ela, dentro de um cinema:

'eu já vi esse filme quando era criança. mas eu não me lembro dessa parte. [...] o filme nunca muda, ele nem pode. mas toda vez que você o vê, ele parece diferente. isso porque você mudou, você passou a perceber as coisas de modo diferente.'

você gostar de rever filmes? de vez em quando eu faço isso (tenho uma humilde dvdteca) e o resultado é incrível. são vários novos detalhes que percebo nas cenas, novas identificações com personagens, novas idéias.

realmente tudo que fazemos uma primeira vez mexe com a gente de alguma forma, muda a gente em algum aspecto. daí a segunda vez é sempre um olhar novo. seja um livro ou texto que relemos, uma música ouvida de novo, um filme repetido ou um caminho percorrido.

por isso, nem sempre a tal 'primeira impressão' deve ficar. uma segunda impressão pode trazer novidades e até mesmo melhorar nossa percepção das coisas. vamos fazer uso disso.

4 comentários:

  1. cara, realmente isso eh vero. tb tenho filmes em casa. sempre tem alguma cena que passou algum detalhe despercebido. gosto de ver o pulp fiction e jogos mortais. ja vi umas 5 vezes.

    ResponderExcluir
  2. Também cultivo este gostoso hábito de rever filmes. Tenho uma humilde dvdteca também, e amo rever filmes como Mar Adentro, E o vento levou, Casablanca, A vida é Bela, Uma linda Mulher, Matrix, Forest Gump, Central do Brasil, dentre muitos que amo. E, o lhar é realmente sempre novo, ou somos nós, que passamos a enxergar tudo melhor.

    ResponderExcluir
  3. Verdade! A gente muda e ai nossa leitura do mundo muda também, não é?

    Beijos!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas