segunda-feira, 8 de julho de 2013

museu do distrito 6


continuando o passeio pela cidade do cabo, na áfrica do sul, um dos museus que merecem visita obrigatória é o museu do distrito 6, que conta a história do grande bairro de maioria negra cujos moradores foram despejados de suas casas durante o apartheid e obrigados a ir para longe, viver na periferia, pois a área foi decretada 'área branca'. eles perderam suas casas e tiveram que se virar longe dali, sem o mínimo de estrutura, sem saneamento básico e tudo por conta de preconceito.

quem viu o filme 'distrito 9' (leia aqui minha crítica), vai ter uma imagem um pouco melhor do que estou querendo dizer. no filme, os extraterrestres ('não humanos') que chegaram em joanesburgo, áfrica do sul, foram discriminados e levados para o distrito 9, onde não se misturavam com os 'humanos' e tinham que viver em subcondições, sofrendo humilhações e maus tratos. uma ficção científica que mostra claramente a segregação do mesmo modo que aconteceu no regime do apartheid.

o museu do distrito 6 é pequeno em tamanho, mas grande em memórias e histórias bastante emocionantes. mesmo tristes, são elas precisam ser contadas e lembradas, principalmente para que a humanidade aprenda com esses erros e que também eles não voltem a ser repetidos.

há painéis com relatos de quem vivenciou tudo aquilo, sejam moradores ou pessoas de fora, além de reconstruções de ambientes, casas, registros fotográficos e jornalísticos. no piso principal está um mapa gigante mostrando todo o distrito e uma linha linha vermelha que marca a área que foi toda desapropriada.

do lado de fora do prédio do museu há uma placa lembrando a todos que passem ali que não se esqueçam do que a ignorância e o preconceito fez com as pessoas do lugar e rogando a deus que nos perdoe por isso.

interior do museu do distrito 6

placa na fachada do museu do distrito 6
(clique para aumentar)

6 comentários:

  1. Railer:

    Cultura nunca é demais, né?rs

    Obs: Achei bem bacana o filme Distrito 9.

    Linda semana. Abraços querido.

    ResponderExcluir
  2. Que tour gostoso....
    Curto muito os detalhes de sua viagem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Passaria horas só nesse tour... bom demais! Hugz!

    ResponderExcluir
  4. @edilson, cultura é sempre bom!

    @ro fers, que bom, fico feliz!

    ResponderExcluir
  5. @foxx, espero que esteja curtindo comigo!

    @fred, que bom que tá gostando!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas