quem viu o filme 'distrito 9' (leia aqui minha crítica), vai ter uma imagem um pouco melhor do que estou querendo dizer. no filme, os extraterrestres ('não humanos') que chegaram em joanesburgo, áfrica do sul, foram discriminados e levados para o distrito 9, onde não se misturavam com os 'humanos' e tinham que viver em subcondições, sofrendo humilhações e maus tratos. uma ficção científica que mostra claramente a segregação do mesmo modo que aconteceu no regime do apartheid.
o museu do distrito 6 é pequeno em tamanho, mas grande em memórias e histórias bastante emocionantes. mesmo tristes, são elas precisam ser contadas e lembradas, principalmente para que a humanidade aprenda com esses erros e que também eles não voltem a ser repetidos.
há painéis com relatos de quem vivenciou tudo aquilo, sejam moradores ou pessoas de fora, além de reconstruções de ambientes, casas, registros fotográficos e jornalísticos. no piso principal está um mapa gigante mostrando todo o distrito e uma linha linha vermelha que marca a área que foi toda desapropriada.
do lado de fora do prédio do museu há uma placa lembrando a todos que passem ali que não se esqueçam do que a ignorância e o preconceito fez com as pessoas do lugar e rogando a deus que nos perdoe por isso.
interior do museu do distrito 6
placa na fachada do museu do distrito 6
(clique para aumentar)
Railer:
ResponderExcluirCultura nunca é demais, né?rs
Obs: Achei bem bacana o filme Distrito 9.
Linda semana. Abraços querido.
Que tour gostoso....
ResponderExcluirCurto muito os detalhes de sua viagem.
Abraços!
ai que inveja dessa viagem
ResponderExcluirPassaria horas só nesse tour... bom demais! Hugz!
ResponderExcluir@edilson, cultura é sempre bom!
ResponderExcluir@ro fers, que bom, fico feliz!
@foxx, espero que esteja curtindo comigo!
ResponderExcluir@fred, que bom que tá gostando!