na áfrica do sul, passei por joanesburgo e fiz um city tour rápido, sem descer do carro, pois acabei não reservando muito tempo pra ficar lá. mas o pouco que conheci já gostei, inclusive das pessoas, e foi uma pena não ter ficado mais por lá.
é a maior cidade da áfrica do sul, com mais de cinco milhões de habitantes e comumente confundida como capital do país, que na verdade é sua vizinha, pretória. conhecida carinhosamente como 'jo'burg' ou 'jozi', a cidade é bonita e também tem aqueles ônibus vermelho de turismo para se passear pelos principais pontos.
daqui do brasil tem voo direto são paulo - joanesburgo (8h pra ir, 11h pra voltar, por causa dos ventos contrários). achei impressionante a infraestrutura do aeroporto (bem melhor que os nossos). é um dos mais movimentados da áfrica e porta de entrada para vários lugares. aliás, pra você ir de qualquer cidade a outra, é preciso passar por joanesburgo, o que encarece um pouco a viagem, já que é preciso ficar indo lá ao invés de se voar diretamente entre os lugares.
em joanesburgo fica o bairro de soweto, bairro de negros refugiados desde a época do apartheid e conhecido por seus protetos e resistência contra a discriminação racial. lá fica a casa de mandela, hoje museu. é preciso ir com um guia. também na cidade vale visitar a gandhi square, a mandela square, o museu do apartheid e a constitution hill.
não se recomenda andar sozinho na cidade ao escurecer, por causa da criminalidade. por isso muita gente só passa por joanesburgo e fica no aeroporto ou nos hotéis próximos. mas voltando à áfrica quero explorar mais essa cidade.
Legal ! Uma pena pelo jeito a criminalidade alta !
ResponderExcluirAbraço !
@marcos, verdade, mas isso tem em muitos lugares! o importante é não deixar que isso seja fator determinante pra não se conhecer os lugares!
ResponderExcluir