segunda-feira, 29 de julho de 2013

conhecendo joanesburgo

na áfrica do sul, passei por joanesburgo e fiz um city tour rápido, sem descer do carro, pois acabei não reservando muito tempo pra ficar lá. mas o pouco que conheci já gostei, inclusive das pessoas, e foi uma pena não ter ficado mais por lá.

é a maior cidade da áfrica do sul, com mais de cinco milhões de habitantes e comumente confundida como capital do país, que na verdade é sua vizinha, pretória. conhecida carinhosamente como 'jo'burg' ou 'jozi', a cidade é bonita e também tem aqueles ônibus vermelho de turismo para se passear pelos principais pontos.

daqui do brasil tem voo direto são paulo - joanesburgo (8h pra ir, 11h pra voltar, por causa dos ventos contrários). achei impressionante a infraestrutura do aeroporto (bem melhor que os nossos). é um dos mais movimentados da áfrica e porta de entrada para vários lugares. aliás, pra você ir de qualquer cidade a outra, é preciso passar por joanesburgo, o que encarece um pouco a viagem, já que é preciso ficar indo lá ao invés de se voar diretamente entre os lugares.

em joanesburgo fica o bairro de soweto, bairro de negros refugiados desde a época do apartheid e conhecido por seus protetos e resistência contra a discriminação racial. lá fica a casa de mandela, hoje museu. é preciso ir com um guia. também na cidade vale visitar a gandhi square, a mandela square, o museu do apartheid e a constitution hill.

não se recomenda andar sozinho na cidade ao escurecer, por causa da criminalidade. por isso muita gente só passa por joanesburgo e fica no aeroporto ou nos hotéis próximos. mas voltando à áfrica quero explorar mais essa cidade.

2 comentários:

  1. Legal ! Uma pena pelo jeito a criminalidade alta !
    Abraço !

    ResponderExcluir
  2. @marcos, verdade, mas isso tem em muitos lugares! o importante é não deixar que isso seja fator determinante pra não se conhecer os lugares!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas