seguem algumas dicas da segunda semana:
gostei muito deste filme que fala de uma escola para deficientes visuais que recebe um novo professor, também cego, mas que tem métodos diferentes de ensinar. ele busca inspirar confiança nos alunos para se movimentarem sem as bengalas, utilizando-se de outras técnicas como imaginar o mundo ao redor e perceber sinais e sons importantes.
o filme é bacana pois mostra que é possível encontrar novas maneiras de se pensar, afinal, deixar os alunos trancados dentro da instituição é mais cômodo apenas para os supervisores que enxergam. e são esses que vão se sentir incomodados com os métodos do professor novato e questionar a segurança dos alunos.
é um ótimo filme pra refletir.
o filme se passa no trajeto do ônibus que leva um grupo de jovens do subúrbio de nova iorque para casa depois do último dia de aulas. nós fazemos a viagem junto com eles, como se estivéssemos lá dentro e vamos ver histórias de valentões, tímidos, músicos, paqueras, amor/amizade, perdas, família, organização de festas, cigarros, términos de relacionamento, tudo em meio a conflitos e dramas bem inteligentes e um tanto divertidos.
a cada ponto vão descendo personagens e isso vai deixando espaço para que possamos conhecer melhor aqueles que vão ficando e como são de verdade, quando não estão influenciados pelo grupo.
o filme é do diretor michel gondry,
de 'brilho eterno de uma mente sem lembranças'.
o filme é do diretor michel gondry,
de 'brilho eterno de uma mente sem lembranças'.
documentário sobre como, na década de 80, surgiu o grupo ativista americano act-up. numa época em que pouco se conhecia sobre a aids/hiv, o grupo começa a agir para tentar melhorar as condições dos soropositivos, pressionando a indústria farmacêutica para acelerar as pesquisas, além de outras questões importantes como esclarecer melhor para a população sobre a síndrome, mostrar que não existe essa coisa de 'grupo de risco' ou até mesmo enfrentar a igreja que pregava não usar camisinha e que a aids era um castigo.
o documentário tem várias entrevistas com pessoas que viveram esses momentos e também imagens daqueles que morreram mas que contribuíram de alguma forma para a luta. como a imprensa não mostrava muita coisa e até o presidente ronald reagan evitava o assunto, o grupo teve um papel fundamental, inclusive motivando outros grupos que surgiram depois.
uma pena foi ver este último filme, tão importante, numa sala com apenas cinco pessoas. parece que muita gente não gosta ou prefere não tocar no assunto, como se a aids não existisse mais. tá certo que muita coisa mudou desde os anos 80, mas não podemos fingir que acabou, pois o próprio act-up está até hoje procurando melhorar as condições de vida das pessoas até que uma possível cura seja encontrada.
uma pena foi ver este último filme, tão importante, numa sala com apenas cinco pessoas. parece que muita gente não gosta ou prefere não tocar no assunto, como se a aids não existisse mais. tá certo que muita coisa mudou desde os anos 80, mas não podemos fingir que acabou, pois o próprio act-up está até hoje procurando melhorar as condições de vida das pessoas até que uma possível cura seja encontrada.
eu já conhecia o grupo por conta da peça que vi em nova iorque (sobre o início da aids/hiv nos estados unidos) e da qual falei aqui no blog (the normal heart).
Legal, seja bem vindo ao "Foi a cachaça que disse" heheheh
ResponderExcluirWaw, quantos filmes você já viu? Achei tão interessante o "Blogueiros da China" (primeira parte da postagem)! Me fez refletir aqui sobre o a importância dessa 'mídia' paralela.
ResponderExcluirPor outro lado, cinco pessoas numa sala para assistirem a um documentário sobre HIV/Aids? Realmente, o HIV tá mais escondido do que nunca hoje em dia.
Bom feriado.
Olá, adorei seu blog muito moderno e original, mas vim te fazer um convite, da uma passada lá no garotos modernos e se gostar pode segui-lo que logo farei o mesmo beijos...
ResponderExcluiros dois ultimos muito me interessaram...
ResponderExcluirOi Railer, tudo bem?
ResponderExcluirMenino, eu gostei do Imagine, parece ser muito bom.
Abraços menino
Oi Railer,
ResponderExcluirSeguindo .....
E vc é o número 7 !!!
Abraços
This was really a fascinating subject, I am very lucky to have the ability to come to your weblog and I will bookmark this page in order that I might come back one other time.
ResponderExcluirbem podiam ter uns festivais de cinema aqui em Recife...
ResponderExcluir=/
bjos
Fiquei muito curioso para ass unidos pela raiva: a história da act-up
ResponderExcluirparece bem legal.
Quero ver "Nós e Eu"!!
ResponderExcluir@ma, bem vindo aqui também!
ResponderExcluir@junior nery, vi doze filmes no total. sobre o que o vc falou do documentário, dá uma olhada na minha postagem sobre a peça. pouquíssimos comentários...
@garotos modernos, obrigado.
ResponderExcluir@foxx, tentar baixar e ver.
@dil, tudo joia, rapaz. o 'imagine' é bom sim.
josé, @entre amores, obrigado e parabéns, você acertou!
ResponderExcluir@aline, eu acho que tem, procure se informar.
@frederico, como eu falei pro pessoal aqui, tente baixar e ver sim.
ResponderExcluir@alan, veja, vai gostar!
Bahhhhhhh... inveja boa de ti... hehehe! Pelos posts tu aproveitastes bem o festival! E melhor: ainda compartilha conosco! Show de bola, Railer e gracias! Hugz!
ResponderExcluir@fred, aproveitei sim. que bom que gostou do que compartilhei! ainda falta a última parte... aguarde!
ResponderExcluirFiquei curioso com os 2 ultimos filmes que referes.
ResponderExcluirVou dar uma de pirata na internet.
;)
@mutante, vai em frente, depois me conta o que achou!
ResponderExcluir