terça-feira, 3 de maio de 2011

segurança

por que nos sentimos inseguros se a segurança é algo que a gente sabe que não existe mesmo? na vida, num relacionamento, no trabalho, sempre estamos convivendo com uma segurança 'parcial', que não é de todo real, mas que é algo que nos conforta.

nessa vida a única garantia que a gente tem é de que vai morrer. de resto a gente não tem garantia de nada, mas sempre procura dar crédito a tudo em que acreditamos, de certa forma esperando que aquilo seja sempre uma verdade.

por que a gente busca essa segurança?

num relacionamento, por exemplo, quando a gente percebe algum indício de mudança de comportamento que nos deixa inseguros quanto ao sentimento do outro, por que fazemos perguntas que devíamos era perguntar pra nós mesmos?

será que a gente precisa verificar com questionamentos se ainda estamos seguros?
isso é realmente possível?

aprendi que a maior segurança que tenho é saber que não existe segurança de nada.

7 comentários:

  1. é meu caro!!! é a vida!
    mas pq isso hj?
    oq aconteceu?

    ResponderExcluir
  2. oi micael, nada em especial. isso hoje porque estava discutindo com algumas pessoas sobre isso outro dia e achei que seria legal blogar a respeito.

    ResponderExcluir
  3. Sabe, não existe mesmo a tal segurança em nada, mesmo, estou sentindo na pele isso, nossa!
    Estou vivendo a insegurança "parcial" estou passando por um dos piores momentos em minha vida para ser exato ocasionado e motivado por uma situação ocorrida em 2008, e ainda por cima me decepcionei com uma antiga amiga, nunca esperaria algo negativo por parte dela, azedou tudo já era!A nossa amizade.
    Tudo ao mesmo tempo, nossa uma TSUNAMI!!!!

    ResponderExcluir
  4. Deve ser instinto humano.

    Eu, particularmente, acho possível sentir-se seguro em relação à algumas pessoas, embora o número seja pequeno. Por exemplo, alguns familiares e amigos nós sabemos que podemos confiar e já imaginamos a reação deles, quando eles vão gostar de alguma coisa e quando vão reprovar, ficar chateados, tristes, etc.

    É muito importante sentir-se seguro de alguma coisa. De que no dia seguinte você vai ter seu emprego, seus amigos, sua casa, pudim de leite na geladeira, o que quer que seja que te dá uma base para poder viver tranquilamente. Do contrário, se a gente ficasse com o pensamento de que tudo pode ir pros ares de uma hora para a outra, poderíamos ficar preocupados à toa, tendo que ter sempre um Plano B, C, D em mente caso perdêssemos qualquer coisa que consideremos importante.

    ResponderExcluir
  5. por sermos inseguros por natureza, estamos sempre buscando segurança em tudo, seja no relacionamento, seja no trabalho, seja nas relações sociais, seja no controle financeiro etc.

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM, Railer!
    Vou linkar no face agora.

    Disse tudo.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas