terça-feira, 24 de maio de 2011

medo de planejamento

por que tem gente que tem dificuldade de se planejar? medo? falta de organização?

tenho um colega que sempre me liga pra ir ao cinema uma hora antes da sessão. eu adoro ir ao cinema, mas gosto de me planejar, comprar o ingresso com antecedência, escolher um bom lugar (todos cinemas do rio têm lugar marcado) e chegar tranquilo, sem pressa.

não que eu nunca faça nada de supetão, mas se eu posso me programar, eu prefiro. aliás, eu trabalho com planejamento e organização é uma das minhas qualidades.

esse mesmo colega, quando eu chamo pra ir ao cinema com cinco dias antes, principalmente quando há alguma estreia famosa, ele nunca pode, pois alega que não sabe o que vai estar fazendo naquele dia e horário.

a impressão que fica é que essas pessoas que evitam marcar algo com antecedência estão na realidade não querendo se comprometer e esperando caso haja algum outro programa melhor pra ir. daí direto eu escuto falarem que não vão a algum show ou cinema porque não tem mais ingresso.

fazer as coisas planejadas também é saudável,
já que a atividade é feita com calma e sem stress.
planeje-se!

16 comentários:

  1. Ah, também não consigo planejar coisas com muita antecedência.

    ResponderExcluir
  2. Eu tento me planejar sim, mas quanto ao lazer, procuro relaxar, porque justamente por ser muito planejado no trabalho e nas tarefas essenciais, chega final de semana a última coisa que eu quero é... planejar. Quando eu quero muito ver um determinado filme, até me programo para tal, mas um cineminha qualquer, gosto de ir e escolher na hora. Abs

    ResponderExcluir
  3. Ah, cara, minha antecedência é de no máximo 2 dias... rs.

    ResponderExcluir
  4. Você tem postado com mais frequência, tô gostando disso! :)

    Minha programação varia de 1 mês a 1 hora. Atividades marcadas antes sempre tem prioridade quando estão no mesmo nível de importância. É super comum marcar um cinema no sábado quando ainda é segunda ou terça.

    Se programar é ótimo, mas também é fundamental ter 'jogo de cintura' para aproveitar oportunidades que só surgirão naquele bat-dia, naquele bat-horário.

    ResponderExcluir
  5. Também gosto de um planejamento básico, mas vamos dar um espaço para o improviso, que sempre trz coisas maravilhosas!!

    Na medida certo, tudo vale a pena!!

    ResponderExcluir
  6. O planejamento é tão importante quanto a espontaneidade. =)

    ResponderExcluir
  7. Olá Railer, concordo contigo.

    Gosto de me planejar, seja para o lazer ou trabalho. É como fazer sua agenda semanal: saber aonde estará e prever imprevistos, mesmo que ocorram. Afinal, ter um plano B na manga é essencial!

    Porém, já fiz programas de imprevisto e foram gratas surpresas, mas não gosto de amigo que me liga hoje à tarde para algo amanhã cedo. Só se for para uma cervejinha rápida.

    E olhe lá. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Eu costumo ser organizado. E normalmente meus programas eu planejo. Sem depender de ninguém. Posso muitas vezes mudar de idéia, mas isso acontece por minha conta.
    Realmente, se alguém me convida para algo num determinado dia e eu já tenho algo em mente, evito confirmar ou declinar o convite. De repente, a proposta é mais interessante que o que eu tinha planejado...
    Acho que tenho um chip de uma agenda implantado na minha alma.

    www.meioameioblog.blogspot.com
    UM MONSTRO CHAMADO LADY GAGA

    ResponderExcluir
  9. Oi foi a 1ª vez que vi o teu blogue e adorei muito!Espectacular Projecto!
    Adeus

    ResponderExcluir
  10. E o FOMO fazendo cada vez mais vítimas por ai hahaha.

    Eu até tento me planejar. Marco as coisas. Mas eu sou esquecido, minha rotina é toda doida, quase sempre que marco algo com muita antecedência, acabo tendo que desmarcar... isso quando não esqueço das coisas e marco dois compromissos no mesmo dia...

    Beijo railer

    ResponderExcluir
  11. Então, esse é o ponto. Eles querem poder optar por fazer a tal "alguma coisa melhor" caso ela surja. Acontece que, agindo assim, elas estão mais sujeitas a fazerem nada por falta de planejamento!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho TOC, acho que isso já diz quão planejado eu sou, né?
    :-P

    Ah, curti o encontro de blogueiros conhecê-lo naquele dia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Com certeza, quando é´possivel planejar tudo fica melhor...fazer as coisas com calme realmente faz a diferença...

    ResponderExcluir
  14. oi, Railer, tudo bem? vim aqui agradecer a visita no meu blog e aproveitar para conhecer o seu!!
    Eu gosto de me planejar também, claro, mas procuro relaxar também, fazer as coisas na impulsividade também é bom! Claro que não dá para fazer isso em um show para correr o risco de estar esgotado! Aliás, planejamento é uma das coisas que mais brigo aqui no meu trabalho... ou melhor, brigo pela falta de. hehehe

    beijos, ju

    ResponderExcluir
  15. Oi Railer! busquei no google sobre esse assunto e seu texto foi o único que relatou exatamente o que estou passando.
    Não sei se é medo de me comprometer e perder oportunidades melhores, pode ser, mas sinto que viver a vida um dia de cada vez, sem decretar o que o próximo dia vai ser, me faz sentir melhor, mais viva.

    Acontece que tudo deve alcançar um equilíbrio, e estou precisando mudar um pouco esse culto ao espontâneo, já que trabalha nessa área, você tem alguma leitura pra me indicar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. @aline, obrigado pela visita ao blog.
    viver cada dia de uma vez é importante, mas você vai perceber com o tempo que a gente precisa se planejar para muita coisa na vida. você já parou para pensar onde quer estar daqui a 5 anos? e daqui a 10 anos? estará morando onde? fazendo o que?

    um bom exercício é começar a traçar metas, de curto ou longo prazo. metas de longo prazo precisam ser quebradas em metas menores de curto prazo. daí entra a questão da organização também, para que tudo saia dentro do planejado.

    leia aqui sobre como definir metas.

    faça esse exercício. viva o hoje, mas não deixe de pensar no amanhã e no que espera pra sua vida.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

postagens relacionadas