segunda-feira, 16 de maio de 2011

liderança

ser um líder é algo que já nasce com você ou que você pode desenvolver ao longo da vida. mas o que não pode acontecer é confundir liderança com autoritarismo.

conheci algumas pessoas que se diziam líderes mas estavam o tempo todo sendo autoritárias e usando o poder para conseguir o que queriam. um líder faz com que as pessoas o sigam por vontade própria, por admiração, nem necessidade de forçar nada.

liderar é ser exemplo, é tratar bem as pessoas, sabendo a hora de brincar e de falar sério. é se comunicar sempre com atitude, é saber ouvir, ter sensibilidade e criar um ambiente de colaboração, envolvendo as pessoas.

outra coisa que já vi supostos líderes fazendo é chamar a atenção de pessoas na frente de outras. isso não se faz. nem pais com filhos, nem ninguém com qualquer um que precise de uma chamada mais dura.

o que deve ser feito em público, é elogiar as pessoas, seus trabalhos e suas conquistas. qualquer crítica deve ser feita em particular, de preferência que seja algo construtivo e que ajude mostrando à pessoa o que foi feito de errado e o caminho a seguir para que isso não se repita.

e claro, um líder não tem problema em usar as palavras 'mágicas' (como diz minha afilhada): por favor, obrigado, desculpe, parabéns.

a liderança tem a ver com humildade, confiança e sabedoria.

12 comentários:

  1. Ser líder é mais complicado do que ser liderado. Estar à frente quer dizer, necessariamente, estar um passo adiante, ou seja, é ser mais complacente, atencioso, humilde, justo e correto.

    ResponderExcluir
  2. O poder é sexy! Sempre. OBRIGADO pelo comment e POR FAVOR volte sempre ao TPM... hehehe! Hugz, man!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito...onde assino ?? hehe !!
    Gde abraço !!

    ResponderExcluir
  4. É, meu caro, quem dera todos fossem sábios assim. É cada dia mais difícil encontrar líderes de verdade, assim como você os descreveu. O que mais se vê são pessoas inseguras e envaidecidas, que acham que autoridade é destratar os funcionários aos gritos na presença de toda a equipe. :S

    Sorte de quem trabalha com vc, Railer.

    abração, querido.

    ResponderExcluir
  5. Não é à toa que existe curso para gestão de pessoas. O grande problema de alguns líderes é que eles não conseguem enxergar pessoas, e sim resultados, metas. Nem sempre o bom gestor é aquele que domina o assunto, tem experiência no que faz... como você falou, precisa de sensibilidade e humildade para escutar, reconhecer o mérito do próximo e buscar harmonia em sua equipe. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho noção que não lido muito bem com poder, por isso sempre procuro ser liderado e passo longe de assumir a liderança de qualquer coisa. Ser responsável por outros é complicado demais.

    Um beijo Railer!

    ResponderExcluir
  7. Post simples e de fácil entendimento.

    Abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir
  8. Agora descobri porque não tenho mais passado aqui: seu feed tá atrasado no roll do meu blog.

    Liderança é realmente uma coisa inata. Porém, sempre dá pra gente desenvolver um pouco, mesmo os que não nasceram. Eu, particularmente, gosto muito de liderar, de tomar as rédeas da situação.

    Dica offtopic: põe uma foto de barba. Fica ainda melhor :)

    ResponderExcluir
  9. Por isso estou de saco cheio de conviver com as pessoas em empresas ou outro tipo de emprego, já tomei minha decisão vou viver de renda de alugueis e adeus convivência com gente chata e complicada.

    ResponderExcluir
  10. Pis é Railler, quem dera se encontrassemos todo dia lideres assim, eu mesmo coloco isso em minha cabeça pq dirijo uma repartição, nao chamo meu grupo aberto a todos, mas ali outros não fazem o mesmo, assim constragendo o funcionario, colocando ele diferente dos outros.
    COncordo profundamente com o que vc disse.
    abraços

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas