segunda-feira, 21 de março de 2011

nome chique

faz algum tempo que saiu a notícia de que nomes estrangeiros vão começar a ser barrados aqui no rio de janeiro, mas continuo vendo 'sale/off' ao invés de 'liquidação/desconto' ou 'coiffeur' ao invés de 'cabeleireiro' em vários lugares.

percebo que vários estabelecimentos colocam nomes estrangeiros achando que isso os fará parecer mais chiques, seja na fachada ou na comida apresentada no cardápio. acho que só aqui no brasil as pessoas têm essa impressão de que o nome em outra língua é sinal de qualidade do produto ou serviço.

eu acho que é bom conter os abusos, mas tem certos estrangeirismos que já fazem parte do nosso cotidiano, ou não têm tradução direta, sendo que, nestes casos, o melhor é deixar como está . por exemplo: marketing, software, hardware, brownie, peeling e muitos outros.

na boa, acho ridículo ver coisas como sale/off ou coiffeur, quando existem palavras em português que correspondem perfeitamente ao que se quer demonstrar. na minha opinião, isso acaba mais afastando do que atraindo um cliente.

9 comentários:

  1. Tentar contornar isso através de lei é uma furada. Isso é só um sintoma da nossa situação de importador de cultura. daria mais resultado se a valorização da nossa cultura (língua incusive) viesse de baixo pra cima e não o contrário.

    ResponderExcluir
  2. Mas não é só no Rio não que isso acontece...aqui em SP tem disso aos baldes...e realmente a galera que consome acha mais chic...afinal no intelecto do povo, tudo que vem de fora é melhor...até as palavras...

    Deviam barrar mesmo!

    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  3. acho mesmo mto esquisito isso!
    pq nao por nome no estabelecimento em portugues? somos brasileiros e falamos portugues, não é verdade?! achetb acho estranho pessoas q tentam colocar nomes em filhos, mas q nao tem a minima ideia do q significam e como escrevem... uma vez fuçando no orkut um Uédinesdey... e tinha cara de gente
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. é, não precisa, né.

    (mas adoro um sale)

    ResponderExcluir
  5. eu tb acho ridículo o estrangeirismo excessivo. Brasileiro tem essa mania e sinceramente? é vergonhoso para nossa cultura.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você. Existe uma figura de linguagem para o uso desses termos desnecessariamente: idiotismo.

    Mostra deslumbramento de quem usa os anúncios em inglês, francês ou qualquer coisa que soe chique. Mostra uma desvalorização pelo nosso idioma que é um dos mais ricos que existe.

    Mas também de que adianta ter um sale/off na vitrine da loja se o balcão está coberto de pó ou se a loja está virada numa bagunça?

    ResponderExcluir
  7. Verdade, não precisa mesmo...

    ResponderExcluir
  8. o povo é bobo, acha chique.
    mas isso não passa de baixa auto estima brasileira.
    nosso vocabulário é farto.
    se não fosse, justificaria.
    beijo!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas