sábado, 8 de agosto de 2009

tratamentos

estive longe do blog nesta semana que passou pois fui realizar um trabalho importante no interior de são paulo, vale do paraíba, na cidade de são josé dos campos (sjc). o ritmo foi puxado pois não estou acostumado a levantar todos os dias às 6h da manhã. aqui no rio, como nada existe antes das 9h da manhã, a gente tem o péssimo hábito de levantar um pouco mais tarde (o que eu estou tentando mudar, treinando pela manhã).

sjc não é uma cidade pequena, tem mais de 600 mil habitantes, muitas empresas grandes e importantes, além de concentrar o maior complexo aeroespacial da américa latina e centros de ensino e pesquisa como o cta (comando-geral de tecnologia aeroespacial), o inpe (instituto nacional de pesquisas espaciais) e o ita (instituto tecnológico da aeronáutica).

mas o que gostei muito foi sentir o clima acolhedor de uma cidade do interior. as pessoas na rua me cumprimentavam com 'boa tarde', mesmo as desconhecidas. pedir informação era motivo para conhecer um pouco mais sobre as pessoas e sobre o lugar, pois todos adoravam contar um caso quando percebiam que eu era de fora.

até mesmo no cliente em que fui trabalhar eu senti a atenção das pessoas, a preocupação em me deixar à vontade e me ajudar a fazer um bom trabalho. no segundo dia era aniversário de uma das meninas da empresa cujo marido eu tinha conhecido. então eles me chamaram para ir também, à noite, num bar muito agradável, onde conheci mais gente. inclusive disseram que, caso eu retorne, vão organizar um churrasco na casa de um deles!

a fábrica em que estávamos servia almoço todos os dias, mas no último dia eles me levaram para comer fora num restaurante. a turma era muito legal. imagino que o ambiente de trabalho só tem a ganhar quando as pessoas se respeitam, sabem a hora de brincar e de ser profissional, são unidas e, principalmente, colaboram entre si.


pretérito perfeito: até personagem de quadrinhos crescem

6 comentários:

  1. Que legal a sua viagem, foi bem agradável!
    É muito bom um ambiente de trabalho assim, a união faz a diferença.

    Bjss e bom findi!

    ResponderExcluir
  2. Isso realmente é super saudável!
    Ainda mais a nós, que somos comunicativos, que gostamos de gente!
    A sinceridade, a amizade simplesmente pela vontade de viver bem, é coisa preciosa!
    Agora, eu acordo todos os dias úteis da semana às 06:00 horas!!!
    Mas confesso que gostaria de "dormir até acordar" e não até que o celular desperte!
    hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nada como ser bem recebido!
    É por isso que eu amo viver em Florianópolis, pois, apesar de ser uma capital, conserva ainda este clima acolhedor de cidade pequena.
    Na ilha, as pessoas ainda se cumprimentam com um sorriso, ou um bom dia, quando cruzam o nosso caminho.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. isso eh bom mesmo... chegar no seu ambiente de trabalho e as pessoas ti cumprimentarem eh essencial...
    viajar a trabalho e conhecer novas pessoas e lugares eh muito bom..amplia a sua rede de amigos e conhecimentos...

    ja fui em SJC num casamento do meu amigo de vicosa... a cidade eh grande mesmo... longas avenidas...
    tudo eh longe...

    ResponderExcluir
  5. Mu namorado é de São José!

    É incrivel como uma cidade de interior pode ser acolhedora, né?

    Bons momentos aí pra vc! bj

    ResponderExcluir
  6. Adoro clima de interior. As pessoas têm tempo para fazerem o que as da capital já se esqueceram do quanto é importante: serem cordiais. E falo que em tempo pq nas cidades grandes a desculpa é essa - falta tempo. Mas para serem mal educadas, sairem trombando uns sobre os outros para pegar um taxi primeiro não tem tempo faltando não!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

postagens relacionadas