sexta-feira, 10 de julho de 2009

nyrr, dash 10k

mês passado participei de uma corrida muito bacana em nova iorque: dash 10k. dash, em inglês, além do hífen (-), é arrancada, como na largada de uma corrida. o percurso era uma volta completa no central park, totalizando 6,2 milhas ou 10 km. e foi organizada pelo grupo nyrr - new york road runners, responsáveis pelas corridas na cidade, inclusive a maratona de nova iorque.

cheguei em nova iorque numa sexta de manhã e fui buscar o kit que era composto do número de peito, alfinetes e uma camiseta de malha. ainda bem que levei uma outra camisa leve por precaução, pois a camiseta do evento é de tecido grosso e deve ficar pesada quando estiver molhada de suor.

sábado cedinho peguei o metrô e já conheci um monte de gente no vagão, todos indo correr a mesma prova. faltando meia-hora deu vontade de ir banheiro e só havia pouquíssimas cabines para milhares de pessoas. consegui usar o banheiro e ir para a concentração quando já tocavam o hino nacional pra começar a prova.

a largada é setorizada por cores e número de peito. quando a gente se inscreve é obrigatório preencher o seu pace (tempo médio por quilômetro) e isso te coloca numa categoria de cores em que os mais rápidos largam no batalhão da frente e assim por diante. como eu já estava atrasado, resolvi entrar no meio de um outro setor e começar a correr dali, pois o meu estava mais atrás.

logo na primeiro milha me deparei com uma subida surpresa. eu achava que o percurso era todo plano. abaixei a cabeça e diminuí o ritmo, mas a frequência cardíaca aumentou pra caramba. ao longo do caminho ainda houve mais duas ladeiras, sendo que a última era a pior. nada que depois eu não compensasse nas descidas.

consegui fazer o percurso em 56:58 minutos, meu melhor tempo em provas de 10km. eu queria ter feito menos de 55 minutos, se não fossem as subidas, mas vou seguir treinando pra atingir minha meta de fazer essa distância em menos de 50 minutos.

na chegada havia gatorade, maçã, pêssego e picolés de frutas, mas nada de medalha. ouvi comentarem que alguns patrocinadores desistiram e tal (isso explica a camisa...). mas uma coisa que gostei muito foram os ajudantes que ficam de meia em meia milha com megafones incentivando a galera: 'vocês estão indo muito bem!', 'não desistam!', 'vamos lá, falta pouco!'. essa força que eles dão ajuda pra valer.

durante a viagem, descobri uma loja (jackrabbit) em que você escolhe o tênis e testa correndo em uma das esteiras do lugar enquanto eles monitoram sua pisada. vale a pena, ainda mais pra mim que, quando compro tênis, fico correndo a loja inteira pra ver como está. fica a dica para quem for por lá.

minha próxima corrida é a etapa inverno do circuito das estações adidas, no final deste mês. vamos correr!

11 comentários:

  1. Parabéns Railer! Sempre correndo, sedentarismo ñ tah com nd, fica a dica pra mim! ahauhauhau Abçs!

    ResponderExcluir
  2. oi amigo !
    estou sumido, cheguei quinta de noite de viagem.
    que feliz, a gente sente que sua viagem foi simplesmente tudo de bom em todos os aspectos !
    correr, no sentido literal, é super legal e eu admiro seu ânimo para fazê-lo !
    Minha vida tem estado corrida demais - mas no sentido figurado - e estou louco de vontade que esta fase passe logo.
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Legal nas sua férias vc correndo uma corrida fora. Parabéns pela corrida e por vc diminuir o seu tempo,não fique trites pq não conseguiu fazer 50 minutos o importante na corrida para nós corredores amadores é correr e chegar inteiro...Quanto a diminuir o tempo vc consegue sim é só treinando, dia após dia e vc conseguirá...Faço votos para que isso aconteça.
    Epa, epa, epa, correr em Nova Iorque, cidade de primeiro mundo e no final não ter MEDALHA é sacanagem isso se fosse em outro lugar tudo bem...Po quando nós corremos queremos levar pelo menos uma medalha para casa como lembrança...Nota zero para essa corrida.

    Bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. E ai sumido!!
    To vendo que anda correndo...rss
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. parabens !!! deve ser muito bom correr fora. sucesso na adidas

    ResponderExcluir
  6. Puxa... que legal Railer, Parabens!!! pela corrida e pelo tempo!!! com certeza vai conseguir abaixa-lo bastante, é só seguir direitinho o treinamento, eu acho o fart leck muuito bom, e os treinos de tiro são fundamentais.

    Boa sorte!

    beijao

    ResponderExcluir
  7. Isso aí.
    Esporte e escrever. Duas coisas excelentes.
    Os EUA também é muito bom, passei uns 3 meses da California final de 2008 até início de 2009. Gostei muito, mas não moraria!
    Legal atletismo...eu prefiro futebol e jiu jitsu.
    O texto ficou muito legal e na próxima você melhora o tempo.
    Abraços e boa sorte !!!!

    ResponderExcluir
  8. E como foi a classificação menino Railer, ou correr pela satisfação de correr em si?

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. as fotos da chegadas estao otimas! objetivo conquistado com prazer...
    todo felizao!

    ResponderExcluir
  10. Amei figura!!!!!
    Você está ficando muito profissional!!!!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas