quinta-feira, 7 de maio de 2009

não tenho orkut

muita gente me pergunta por que não tenho orkut. na realidade eu tenho um perfil lá, mas não uso e nem adiciono ninguém, servindo apenas para que eu seja encontrado e para divulgar o link deste blog e do meu currículo no linkedin (que também é uma rede de relacionamento, só que para contatos profissionais).

quando surgiu o orkut, eu achei que a idéia bacana, mas percebi que ela foi banalizada, já que todo mundo começou a aceitar todo mundo pra fazer parte de sua lista. ou seja, ele virou um 'medidor de popularidade'. além disso, acho desnecessária a exposição exagerada que acontece ali. virou mania isso, talvez uma busca (in)consciente de reconhecimento e aceitação. é como um big brother virtual.

hoje basta aparecer na tv ou ser sucesso na internet para que as pessoas se tornem 'celebridades'. mas o que elas acrescentam, contribuem ou têm a mostrar? essa cultura da 'tv realidade', do 'mostrar', do 'explícito' tomou conta de nossa sociedade e tem gente fazendo de tudo para conseguir seus '15 minutos de fama'.

o filme 'ed tv', de 1999, mostra um homem que resolve deixar uma emissora de tv transmitir toda sua vida ao vivo. sabiamente, uma das falas do roteiro dizia: 'antigamente as pessoas apareciam na televisão porque eram famosas. hoje as pessoas são famosas porque aparecem na televisão'.

outro filme muito bom e que vi no festival de cinema do rio em 2001 foi 'o sobrevivente (series 7: the contenders)'. nessa sátira, algumas pessoas são sorteadas pelo número de identidade e ganham armas de fogo para participarem de um reality show cujo objetivo é matar os outros participantes até que reste apenas um sobrevivente. ou seja, forçadamente você mata ou te matam, não tem como ficar de fora do jogo. e a grande favorita é uma grávida!

os meios de comunicação integrados permitem que tudo que aconteça seja visto em tempo real e de maneira global. basta um celular com câmera e rapidamente o mundo tem acesso a tudo. cada vez somos mais vigiados. talvez agora a frase de andy warhol precise ser alterada para se adequar à nova realidade: 'no futuro, todas as pessoas terão seus 15 minutos de anonimato'.

assim, mais do que um orkut, exponho muito de mim escrevendo um blog, faço contatos novos e cultivo os antigos. ao mesmo tempo, tento ser reservado. chico buarque, abordado por um repórter que lhe perguntou como andava sua vida privada, respondeu: 'continua privada'. aprendamos.

pretérito perfeito: darwin e a internet

12 comentários:

  1. Também acho excessiva a exposiçào no orkut.
    Não gosto.
    Também mantenho o perfil, mas nunca entro.
    Gosto mais dos blogs!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. ótimo post!!!
    muito bom para refletir.
    concordei em 100%
    valeu. vou colocar como favorito.

    ResponderExcluir
  3. eu concordo com vc...o orkut tá banalizado...começando que agora vc não precisa de um convite pra se eincrever, basta ter uma conta no google...enfim...deixou de ser uma rede para encontrar amigos, para ser uma rede de exposição...quem tem as fotos mais sexys, ou as mais legais...ou então quem tem mais recados, a popularidade...
    Ainda não exclui meu perfil do orkut por ter pessoas muito queridas nele...mas quase não entro nem uso...o blog me prende muito mais a atenção do que o orkut...

    mas...rsrsrs

    beijinhos e ótimo fds

    ResponderExcluir
  4. Entrei no orkut pela farra... gosto sim, mas me ajuda mais a encontrar e manter contato com amigos que moram longe, fazer novas amizades e me deixa conectado com pessoas que nem sempre estão on line no msn.

    Não fosse isso... já sabe.


    []'s
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  5. Bom tenho que concordar com vc e com os amigo(a)s que já deixaram uma msg, realmente depois que eu comecei a correr eu conheci muita gente ou seja através das corridas, orkut, blogs, hi5, facebook, etc, etc, etc...É o preço da fama que se paga meu amigo...hehehe...
    Não to dizendo que vc é um CINÉFALO nato...rsss...
    Bom final de semana camarada e vamos por o pé na estrada para correr hein...

    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. auhauahauh
    Eu falo nd! jah dei com os burros nágua com vc lah no orkut rsrsrsrs!

    Enfimmt bom seu texto, acredito sim que as pessoas disvirtuem a finalidade dos sites de relacionamentos, em que o interesse das outras pessoas ñ é conhecer mais sim se promover! E quanto à andy warhol, ele sempre foi um profeta neah!

    ResponderExcluir
  7. Nada a acrescentar.

    Mas, mantenho perfil no orkut. Mesmo estando banalizado e sendo um recurso pra massagear o EGO.

    ResponderExcluir
  8. Então na verdade, deveria ser o título "tenho orkut, mas nada pessoal lá"...

    Geralmente o orkut é para ser usado para encontrar alguém, como bloco de recados, a gente que acabou valorizando como página pessoal.

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. MUITO BOM!!
    GOSTEI MUITO E CONCORDO COM VOCÊ.
    EXCELENTE PONTO DE VISTA!!!!
    AH!!!
    ESTOU "ON" COM MEU BLOG.
    QUANDO PUDER, APAREÇA LÁ:
    http://radarbrazil.blogspot.com/
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho orkut, acho legal e já encontrei amigos que talvez não encontraria. Acho que cada um expoe o que quer e seu perfil depende da forma que vc encara a rede. Agora sobre as celebridades:
    O que vale é o que você tem e não o que você faz
    "Celebridade é artista, artista que não faz arte
    Lava a mão como pilatos achando que já fez sua parte"
    Marcelo D2.
    Já diz tudo né?

    ResponderExcluir
  11. ôooo, eu tenho orkut... adoro! É o mundo das fofocas e de gente sem noção que coloca umas fotos prá galera que não são da conta de mais ninguém além da família. Eu mantenho orkut por vários motivos: saber das pessoas a quantas andam, ver as fotos e perfis nada haver, entrar em comunidades relacionadas ao meu trabalho. E olha, vou te dizer uma coisa, o povo fala muiiiiiito em comunidades técnicas e relacionadas a temas profissionais. Vale apena buscar separa o joio do trigo.
    Agora tem o Twitter e o Facebook, quem trabalha com mkt, tecnologia ou coisa parecida, tem que bater ponto, faz parte...
    Bjok.

    ResponderExcluir
  12. isso em 2009
    isso ja está pior hj em dia, com mais recursos e mais facilidades
    rs

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas