quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

estrelas se apagam

no curto intervalo de uma semana o cinema perdeu dois grandes astros: o australiano heath ledger, 28 anos († 22/01/2008), e o americano brad renfro, 25 anos († 15/01/2008).

ambos foram encontrados inconscientes em seus apartamentos, em nova york, sendo as mortes possivelmente ligadas a overdoses. no caso de heath, uso acidental de drogas para dormir (devido aos comprimidos encontrados ao seu lado) e, no caso de brad, pelo declarado vício.

heath ledger já deu seu salto para a fama em seu filme de estréia em hollywood, '10 coisas que odeio em você', em 1999, versão atual de 'a megera domada', de shakespeare. e desde então ele foi mostrando que seria um dos grandes nomes de sua geração.

seus papéis tornaram-se mais importantes, atuando em grandes produções como 'o patriota' (2000), 'coração de cavaleiro' (2001), 'a última ceia' (2001), 'casanova' (2005) e 'os irmãos grinn' (2005).

e sua consagração aconteceu com 'o segredo de brokeback mountain', como o caubói ennis del mar, que durante um tempo cuidando de ovelhas na montanha, inicia um bonito (e proibido) romance com seu companheiro jack twist. sua atuação lhe rendeu vários prêmios, além da indicação a melhor ator no globo de ouro e oscar.

seu mais recente trabalho, que já estava concluído, foi o papel de coringa no filme 'batman - o cavaleiro das trevas' (continuação de 'batman begins'), previsto para estrear este ano.

brad renfro também revelou-se em sua estréia em hollywood, aos 12 anos, no filme 'o cliente' (1994), ao lado de susan sarandon e tommy lee jones.

ainda criança, teve papéis brilhantes como em 'a cura' (1995), sobre a belíssima história de amizade de dois garotos lutando contra o preconceito que envolve a aids. atuou como a versão criança de brad pitt em 'sleepers - a vingança adormecida' (1996) e mostrou-se frio como 'o aprendiz' (1998), baseado na obra de stephen king.

recentemente o ator participou do filme 'camisa de força' (2005), ao lado de adrien brody, lançado no brasil direto em dvd. e seu último trabalho concluído, 'os informantes' (baseado no livro de bret easton ellis) será lançado ao final deste ano e traz histórias situadas em los angeles dos anos 80 e envolvendo executivos de cinema, astros de rock e até vampiros.

li alguns textos comparando essas mortes precoces a outros nomes de hollywood que também morreram cedo, no auge de suas carreiras, alguns pelos mesmos motivos que envolveram heath ledger e brad renfro. viver num mundo de sonhos não deve ser uma tarefa fácil. alguns lidam bem com isso, outros ficam meio neuróticos e ainda há aqueles que chegam ao extremo de acabarem com suas próprias vidas. é a indústria da fama e suas conseqüências.

desta vez foram duas grandes perdas, infelizmente.


2 comentários:

  1. eu gostei muito do heath ledger trabalhando em ''coracao cavaleiro''...a trilha sonora do filme, ele duelando em cima do cavalo....

    to curioso pra ver ele cmo o coringa no filme do batman

    ResponderExcluir
  2. chego a pensar que faz parte do pacote de sucesso.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas