sexta-feira, 24 de agosto de 2007

países@

em fevereiro desse ano o ibge (instituto brasileiro de geografia e estatística) lançou um novo canal chamado países@. são várias informações demográficas, econômicas e geográficas de todos os países reconhecidos pela onu. tudo numa interface interativa e de fácil navegação.

com um click a gente tem acesso aos dados mais relevantes do país como nome, localização, capital, idioma, população, moeda. além disso há links para os dados políticos, bandeira e mapas, incluindo uma ligação com o google maps para que se possa observar o relevo via satélite.

além dessa síntese, no alto da tela há um menu para dados mais detalhados de população, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente e objetivos do milênio. são dados da onu e outras fontes oficiais, coisas bem interessantes.

estão disponíveis também o idh (índice de desenvolvimento humano), natalidade, mortalidade, desnutrição, saneamento, educação e a incidência do vírus da aids, entre vários outros indicadores. também é possível clicar num ícone de um pequeno globo e ver a informação em uma lista comparativa com o resto do mundo.

segundo o site do ibge, "o link objetivos do milênio contém detalhes do importante acordo internacional criado pela onu para garantir o desenvolvimento sustentável da economia planetária. ali estão os indicadores relacionados aos compromissos específicos de cada um dos países que aderiram às metas sócio-ambientais estabelecidas em conjunto com as nações unidas".

vale a pena navegar pelo site. a página do ibge já foi três vezes ganhadora do prêmio ibest de melhor site governamental da internet brasileira. e através dela as pessoas têm acesso a uma grande quantidade de pesquisas feitas pelo instituto, que podem salvas em formato pdf ou então podem ser compradas online e a pessoa recebe em casa em papel.

o países@ é apenas mais um dos bancos de dados disponíveis pelo ibge. vale a pena conhecer também o cidades@ e o estados@, entre outros, disponíveis na página principal do ibge, menu canais, opção de bancos de dados.

divulguem! é uma excelente ferramenta, é de graça e contribui muito para todas pessoas que se interessam em conhecer um pouco mais sobre a realidade do brasil e do mundo.

(fonte: ibge)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas