segunda-feira, 9 de março de 2015

coisa de menina

por conta do dia internacional da mulher, me lembrei de um vídeo bem interessante. muita gente ainda acha que fazer as coisas 'como uma menina' é algo pejorativo. ainda usam 'mulherzinha', por exemplo, como insulto. imagine então como fica insegura uma menina que cresce ouvindo isso. 

numa de suas músicas, madonna disse que 'meninas podem usar jeans, botas ou cortar o cabelo curto porque é legal ser um menino. mas, para um menino, se parecer com uma menina é degradante. talvez porque você ache que ser uma menina é degradante'.

pensando nisso, a marca de absorventes always fez uma pesquisa/campanha bem interessante. pediu a pessoas adultas - homens e mulheres - para demonstrarem o que seria 'correr como menina', 'arremessar como menina' ou até 'lutar como menina'. ficou nítido como a cultura do machismo ainda é forte e as mulheres são vistas, até por elas mesmas, como fracas e sem garra.

então pediram o mesmo a uma geração mais nova e as crianças surpreenderam. como ainda não foram 'contaminadas' pela sociedade, elas mostraram que não existe diferença quando a questão é se superar. mostraram o tal 'poder' das mulheres, algo do qual muitas já se esqueceram.

fazer algo 'como menina' não deveria ser fazer menos, fazer ruim ou não dar o melhor de si. a campanha tem o foco em resgatar a autoconfiança e, quem sabe, reeducar as pessoas a usarem o termo de forma positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas