quarta-feira, 25 de março de 2015

contato


a postagem sobre o dia do pi me fez lembrar de um livro que eu li e que virou um filme espetacular. contato, do escritor carl sagan, é um livro inteligente, interessante e que deu origem ao longa metragem estrelado pela jodie foster e o matthew mcconaughey.

desde criança a pequena ellie sonhava em fazer contato com alguma forma de vida fora do planeta. já adulta, ela trabalha com isso e, um dia, recebe uma mensagem vinda do espaço. mas a mensagem é composta de uma gigantesca sequência de números primos (aqueles que são divisíveis apenas por 1 e por eles mesmos). entretanto, escondido nesta mensagem está o manual de uma grande e misteriosa máquina, que ninguém sabe para que serve, mas que possui espaço para um ser humano dentro dela.

começa então uma discussão sobre quem será o escolhido para entrar na máquina. e nesse disputa vão surgir questionamentos de ciência x religião, já que o representante da humanidade deveria ser alguém que tivesse fé e acreditasse em deus. o projeto toma proporções mundiais e a pergunta sobre a existência de vida extraterrestre está prestes a ser respondida.

o filme tem um foco diferente do livro, inclusive no livro a máquina comporta cinco pessoas e será escolhida uma em cada continente. e o final do livro, também um pouco diferente, entra numa bela questão matemática, indo nas profundezas do pi para revelar mais mistérios.

veja o filme ou leia o livro ou faça os dois. só não fique sem conhecer essa bela história.

5 comentários:

  1. acho melhor começar pelo livro então né?

    ResponderExcluir
  2. Esse está na minha infinita listas de filmes para assistir, adoro a Jodie Foster.

    Gossip of Men
    http://gossipofmen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. @foxx, tanto faz. o filme é muito bonito também.

    @chris, veja sim!

    ResponderExcluir
  4. Assistir ao filme e gostei muitíssimo!
    Aliás está entre os meus preferidos!!! Só não li ao livro ainda...
    Beijso e beijos Railer

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lembro só do final do filme, seu post foi uma boa dica, acho que vou revê-lo e aproveitar para ler o livro! :)

    Abração.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas