pavilhão de celas
compre seu ticket antes da viagem, no site oficial do robben island museum. a barca parte do waterfront e vai pela baía por 45 minutos. chegando à ilha, primeiro é feito um passeio de ônibus por todo o lugar (também 45 minutos) e depois um passeio à pé pelas celas e pavilhões, com um guia que é um ex preso político da mesma época de mandela.
inicialmente a ilha era usada para tratar doentes, principalmente leprosos. as condições eram muito ruins. depois, quando o partido nacional instituiu o apartheid (regime de segregação racial), a ilha passou a ser usada para prisioneiros políticos. as condições então ficaram ainda piores e os presos sofriam todo dia de desmoralização e humilhação.
o guia mostra a terrível pedreira onde aconteciam os trabalhos forçados. os presos quebraram pedra e tinham que movê-las, sob o sol forte, sem nenhum tipo de proteção, nem visual (a luz refletida no lugar é muito forte). punições severas aconteciam a quem tentasse se sentar, por exemplo.
quem ia visitá-los era muitas vezes impedido de ver os presos e vice-versa, sendo que cada parte era avisada que a outra não estava presente, sendo que ambas estavam no mesmo prédio. alguns presos também eram proibidos de falar uns com os outros.
as cartas dos familiares passavam por um departamento de censura que proibia algumas partes cobrindo-as com uma tinta branca. mas os presos logo descobriram que era possível ler as partes censuradas segurando o papel contra o sol. percebendo isso, o departamento começou a cortar essas partes e entregar apenas o que decidiam ser permitido ler...
no pavilhão das celas é possível entrar em cada uma e ler os relatos dos presos que estiveram ali. fiquei bastante emocionado com as histórias, principalmente porque é tudo muito recente (década de 90). a única cela fechada é a número 07 (2,5 x 2,1 metros) onde ficou nelson mandela, e que ainda conserva o que ele tinha disponível na cela: alguns cobertores (pra fazer de cama, travesseiro e se cobrir), um banquinho/mesinha, um prato, uma caneca e um balde para as necessidades.
mandela foi libertado em 1990 e em 1994 se tornou o primeiro presidente negro da áfrica do sul. a prisão de robben island só foi fechada em 1996 e tornou-se então monumento nacional.
vejam a ilha no excelente filme invictus, sobre como mandela liderou e uniu a áfrica do sul através do esporte. uma lição de vida.
pedreira
a pequena cela 07 onde mandela ficou
interior da cela que pertenceu a mandela
modelo de uma carta censurada
ai ai...
ResponderExcluircomo eu queria viajar como vc...
@foxx, querido, eu viajo muito pois são as minhas prioridades atualmente. tem que ter foco, planejar direitinho e depois curtir. te dou o maior apoio, viajar é muito bom!
ResponderExcluirBahh... baita oportunidade essa que tivestes, hein? Um tour pra não esquecer!! Hugz, Railer! E sim, um tantinho de frio é bom... mas não demais... hahaha!
ResponderExcluir