quarta-feira, 18 de março de 2009

tempo pra ser criativo

durante o almoço com um colega de trabalho, estávamos conversando sobre como algumas pessoas têm ideias inteligentes, originais e conseguem fazer dinheiro com isso. pensam coisas que deixam a gente refletindo 'por que não pensei nisso antes?'.

lembramos do cara de nova iorque que, ano passado, vendeu por mais de dois milhões o registro do domínio pizza.com (veja aqui). quando a internet começou e as pessoas começaram a registrar as páginas, ele registrou esta e a guardou consigo. pizza é uma palavra universal, todo mundo entende. o cara se deu muito bem pois teve uma ideia boa num momento oportuno.

então chegamos à conclusão que, em nossa rotina de trabalho, há muitas tarefas, cobranças, prazos apertados, enfim, o famoso estresse. por isso, a gente não tem tempo pra pensar nas coisas simples e criativas. ao final do dia estamos exaustos e só queremos descansar ou fazer alguma atividade que sirva como válvula de escape (nadar, correr, andar na praia, malhar , curtir a família, ouvir música etc).

com a cabeça tomada o dia todo com problemas do nosso trabalho e, às vezes, também do nosso dia-a-dia, quando é que vamos ter idéias mirabolantes?
o jeito é pedir pizza e pensar enquanto se come.

13 comentários:

  1. Para ser criaitivo é preciso dedicar-se ao ócio! pq acha que os filósofos conseguem chegar a tais teorias? pq dedicam tempo apenas a pensar! Vivemos o dia inteiro em negocios, mesmo se ñ trabalhamos,temos festas, compras, afazeres, enfim, o sistema capitalista nos quer ocupado com negocios, que é a negação do ócio! E não quer q tenhamos tempo para pensar!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente devo concordar que ando sem tempo para pensar em algo...

    Fique com Deus, menino.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Uma vez me disseram que as idéias estão flutuando acima da cabeça das pessoas e sempre alguém ou alguns pegam simultaneamente... será?

    ResponderExcluir
  4. Realmente para criar é preciso que se permita "viajar"!
    O excesso de tarefas inibe a criatividade.
    O jeito é pensar enquanto se come pizza! :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. ... railer, ja me aconteceu sete vezes (sete, numero "cabalistico", nao ?) : eu tenho uma idéia de algo para estudar, investigar, falo aos meus orientadores e eles me respondem : "não, isso é possivel" ou "não, isso não serve para nada". e algumas semanas mais tarde eu encontro um artigo sobre exatatamente a mesma coisa. algumas vezes em revistas bastante renomadas.

    ResponderExcluir
  6. fala cara!!!! obrigado pelas visitas no blog.
    concordo com vc.
    por isso, eu larguei 14 anos de empresas privadas e optei por uma vida mais tranquila em uma empresa estatal.
    até pq, o trabalho é um meio e não um fim para mim.

    ResponderExcluir
  7. Não é fácil ser criativo pra ganhar dinheiro, ainda mais pra quem trabalha, estuda, cuida do marido, da casa e dos filhos...haja folego!

    ResponderExcluir
  8. Fala querido... Foi aquilo que disse do show do Rappa. Ganhar grana é tão simples que a gente não vê cara! Ficamos procurando coisas complexas... Acho que ocorre isso.
    Abrax

    bom post

    ResponderExcluir
  9. pois é...a gente sempre tá procurndo válvulas de escape para o nosso estresse e acaba esquecendo a criatividade...
    Adoro Pizza..rs

    - Eu danço dança do ventre e dança indiana... =P

    ResponderExcluir
  10. Vivo meu momento de inércia criativa... excesso de trabalho e uma rotina muito agitada realmente não nos deixa tempo para realizar muitos 'brainstormings'.
    Por outro lado, acredito que idéias criativas podem nascer de um simples estalo. O negócio é manter a cabeça a mil... das inúmeras bobagens que pensamos, uma pode vir a ser a idéia de 2 milhões de dólares...

    ResponderExcluir
  11. Pede uma pra mim também, de peperone. Tô sem ideias mirabolantes pra comentar...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. valeu a visita no blog.
    cara, eu comecei treinando com as planilhas da o2, da uma olhada no site: www.o2porminuto.com.br. Depois, fiz academia no trabalho e tinha uma equipe de corrida. Fiquei com eles uns 6 meses. Mudei de emprego e perdi isso. Fiquei 8 meses vagando por aí e resolvi entrar para uma assessoria: www.mitokondria.com.br.
    Acho que vale a grana. Vc evolui sem se machucar.
    Tb de uma olhada no www.playteam.com.br. eles tem um serviço via web que custa 50 pratas. acho que vale a grana.

    ResponderExcluir
  13. Bom que idéia esse cara da pizza teve hein sortudo foi ele...Agora quanto ao dia estafante e ao stresss o negócio é calçar o tênis e botar o pé na estrada para o stress ir embora.

    Um abraço,

    JC

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas