sexta-feira, 6 de março de 2009

os carnavais

este ano eu não passei carnaval no rio. resolvi que queria descansar, tirar o feriado como outro qualquer e ficar quatro dias tranquilo, sem preocupações. assim, resolvi ir para belo horizonte, onde não existe qualquer indício de folia.

a capital mineira não tem um carnaval tradicional e a cidade fica bem vazia. fiquei curtindo minha afilhada e passeando com ela pelo zoológico, parque de diversões, shoppings e todas as coisas que crianças gostam de fazer.

ela saiu fantasiada pelas ruas de belo horizonte (acho que era a única foliã) e não encontrou nenhuma outra criança assim. se desse eu queria tê-la levado a um baile matinê pra ela jogar confete e serpentina e dançar musiquinhas. acho ruim que esse tipo de festa tenha ficado tão rara e, em alguns lugares, até se acabado.

lembro na adolescência que eu pulava carnaval num clube todos os quatro dias! era super legal, tinha banda, povo animado e muita paquera. a turma voltava sempre de manhã cedo e com os pés doendo, mas no outro dia à noite estávamos todos lá novamente e com maior gás. tempo bom.

aqui no rio eu soube que o número de blocos de rua aumentou. acho que isso é o que mais se aproxima dos antigos carnavais nos clubes. o pessoal todo se fantasia e todo mundo dança e aproveita a festa. não tem como ficar parado diante da euforia das pessoas, da bateria tocando e do clima de alegria no ar.

voltei de minas sem ter marchinha ou ouvido nenhuma samba este ano. mas o importante foi que me diverti. e assim espero que todos também tenham aproveitado bastante o carnaval, cada um à sua maneira, pra aguentar o ano que começa, efetivamente, agora.

pretérito perfeito: os dialetos portugueses carioquês e mineirês

8 comentários:

  1. Oi primo, estamos sumidos mesmo!...
    eu até ia escrever aqui pra perguntar
    quando vc ia vir pra cá pra jogarmos dominó duplo-doze...rsrs
    mas pelo q eu li, tão cedo vc vai vir a bh
    quando vier, me avise...eu agora moro do outro lado da cidade
    bh é mesmo uma beleza pra descansar no carnaval...a cidade fica deserta
    ah! temos gosto diferente pra filme, eu adoro na natureza selvagem...rsrsrs
    saudade de todos também!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade nao gosto de carnaval e sempre, salvo uma vez, fico quieto em casa so cortindo o feriadão.
    Adoro o estado de MG, apesar de não conhecer sua capital.

    ResponderExcluir
  3. Com muito pesar de você não estar lá, adorei passar o carnaval na sua casa, primo!!!
    O Rio é lindo e os blocos de rua são o máximo!
    Me diverti horrores!
    Ainda quero passar um carnaval com você!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Passei aqui conterrâneo... FOi um inferno de cheio!
    Cara, não havia te linkado nem te seguido!
    Foi mal!
    Erro corrigido!
    Nos falamos na sequencia!
    Abraçao

    ResponderExcluir
  5. gui, assim que eu for a bh eu aviso.

    eneida, vamos combinar! temos muitos carnavais aí pela frente.

    vitor, vale a pena conhecer bh!

    felipe, obrigado, você também já está linkado e já sou seguidor.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de assistir ao desfile das escolas de samba. Adoro ver os blocos passando e as pessoas se divertindo... Mas esse ano também preferi ficar mais quietinha... Foi ótimo! Muito sol, muita praia. Descansei muiiiito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Acho que divresão é todo dia! Sou extremamente contra esses rótulos impostos pela mídia para fazer dinheiro e atrair gringos para cá! Se o objetiuvo é mostrar cultura, então que sejam nossos blocos de rua, nosso frevo, nosso axé. Agora... desfile de scolas de samba, falando as vezes sobre temas que nem mesmo os foliões da escola entendem o q estão dizendo! É estúpido pra mim! E a alienação que leva essas pessoas que ñ tem daonde tirar dinheiro pra comer a economizar um ano inteiro pra comprar uma fantasia de sua escola! Sem comentários!

    É de tirar o chapéu para a alienação Brasileira! Enfim... nada como descançar pra aproveitar o feriado! E qnd me perguntavam carnaval, apenas perguntava o q significava, e q não, não estav do lado da minha agua de coco! ahauhauha

    Abçs!

    ResponderExcluir
  8. Um dos meus melhores carnavais foi quando tirei pra descansar os quatro dias - mesmo em uma cidade onde acontece algum movimento, que é Búzios, no RJ.

    Tinha uma monte de gente na casa doida pra zoar, enquanto eu e minha então namorada (agora esposa) apenas descansávamos. De noite íamos andando até o centro da cidade, na rua das pedras e passeávamos, tomando uma casquinha de sorvete e vendo a agitação.

    Uma vidinha beeeem mais ou menos. :)

    Valeu pela visita e pelos comentários. Feitiço de Áquila eu também vi no cinema, cara. Sou velho mesmo, ahn?! :)

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas