domingo, 30 de novembro de 2008

nada é impossível

sou suspeito para falar de adidas. é minha marca esportiva favorita e admiro muito o trabalho de marketing que é feito, principalmente no que diz respeito a grandes eventos como copas ou olimpíadas. mesmo estando em vários países, a identidade é mantida e as lojas são projetadas para criar envolvimento e experiência com a marca, reforçando seu conceito e posicionamento.

seu criador, o alemão adi dassler (saca o nome), definiu três pilares representados nas conhecidas três listras: produzir o melhor calçado para atender as necessidades de cada tipo de esporte, proteger o atleta contra lesões e criar produtos duráveis.

o logotipo atual representa as três listras em forma de montanha, com a idéia de desafio e conquista de objetivos. além da linha esportiva, hoje a adidas também tem a linha 'fashion' representada pela adidas originals, que traz o logotipo clássico formado pelas três folhas.

a última campanha da marca, estrelada por grandes nomes do esporte, surgiu para criar uma ligação emocional com o consumidor: 'impossible is nothing'. comprei algumas roupas recentemente e ganhei o cartão que compartilho abaixo, que ajuda a mostrar que 'você não escolheu adidas por acaso, mas que você acredita, assim como a marca que usa, que o impossível não existe'.

lembrei de um comercial da adidas para os jogos olímpicos de athenas, grécia, em 2004. mostrava uma voz anunciando a ginasta nadia comaneci (que eu quase conheci no méxico), e então duas garotas se apresentando nas barras assimétricas ao mesmo tempo!

o texto diz: 'quando você é uma jovem ginasta, as barras já estão altas. nadia foi a primeira a mostrar ao mundo um dez perfeito. não uma vez, mas sete vezes. ela me lembra que se eu trabalhar duro o suficiente, há um chance... por apenas um momento... perfeição é possível'.

nadia sorri, balança a cabeça e a garota repete o movimento. de repente vemos que é ninguém menos que nastia liukin, ginasta americana campeã olímpica, como eu já comentei aqui.




quem for assistir ao show da madonna no brasil, repare a roupa dela e dos bailarinos quando ela começar um dos blocos pulando corda. as três listras foram feitas para serem reconhecidas de longe!

9 comentários:

  1. tinha q ter a madonna no meio! :p

    mas falando sério, não ligo mto pra marcas. e por outro lado, adoro estudar sobre elas. sei q é um pouco antagônico, mas não é a toa q fiz marketing tb.. só que não gosto mto dessa coisa de fazer questão de uma marca. prefiro a qualidade acessível.

    agora, o comercial... arrepiou a alma! :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro também a Adidas, e mais ainda depois que a Stella McCartney passou a desenhar peças incríveis! Já adquiri algumas! hehehe
    Gosto muito e a qualidade é excelente!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. adidas eh massa d+! soh roupa bacana mesmo.. comprei um tenis adidas originals muito manero..

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muitooo!!! Nâo sabia essas das 'três montanhas', ficou ainda mais interessante.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Acho sensacional a campanha atual da Adidas - Impossible is nothing. Ela mostra que somos capazes de tudo e que os grandes atletas são pessoas comuns, como cada um de nós, que também passam por dificuldades. A diferença é que eles não consideram esses obstáculos impossíveis de serem superados e por essa razão realizam feitos tão incríveis.

    ResponderExcluir
  6. tudo é possível aquele que crê...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Super legal, gosto muito de Adidas também...
    Gostei do cartão, super legal e é isso mesmo!
    O comercial, sem comentários...show!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Carambaaaa, eu vejo esse video sempre que posso quando estou num momento super feliz. E só agora reparou que é a liukin. Confesso que fiquei super emocionado(sim,sou um louco por ginastica)

    ResponderExcluir
  9. Desentupimento Descupinização da Desentupidora Abba 24 horas 11 3481-9820 todos os dias da semana inclusive feriados

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

postagens relacionadas