segunda-feira, 19 de maio de 2014

cubo rubik

hoje o cubo rubik, conhecido também como cubo mágico, completa 40 anos (está até homenagem em um doodle interativo do google). criado pelo húngaro ernő rubik em 1974 ele se tornou um dos brinquedos bem popular e presente em todas as gerações desde então.

eu mesmo sempre fui fascinado pelo cubo. tenho dois originais 3x3 (um fica em casa no suporte e outro na mochila) e também um mini chaveiro 3x3 original (que funciona).

sim, eu consegui resolver o cubo e voltá-lo à sua forma original com os lados corretos e também sei criar padrões, como pode ser visto na foto abaixo. quando eu começo a mexer com ele, me concentro e relaxo. outro dia estava com o cubo no metrô e algumas pessoas, que acompanhavam o que eu estava fazendo, começaram a bater palmas quando eu o finalizei! morri de vergonha. hehe

meu tempo? por volta de 3 minutos e muitos movimentos. o recorde mundial é de poucos movimentos realizados em 5.66 segundos! (vídeo aqui)

além do cubo clássico, existem versões 2x2, 4x4, 5x5 e até com outras formas geométricas (poliedros). também é possível encontrá-lo em versões para daltônicos (cores escritas nos lados), cegos (em braille) e milionários (cubo master piece, feito com pedras preciosas e ouro).


7 comentários:

  1. Eu só consegui fazer uma face do cubo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fiz, começava a demorar muito e eu desistia. Paciencia nunca foi muito o meu forte.

    Boa semana !

    ResponderExcluir
  3. #GarreiÓdio desse cubo. Não consigo mesmo. Hehehehe! Hugz!

    ResponderExcluir
  4. A gente podia ver quem monta mais rápido, Railer... Topas?! kkk

    ResponderExcluir
  5. Isso tem que ter paciência mesmo. Sempre fazia e desistia. Quem sabe algum dia eu não tendo de novo! Abraços Querido!

    http://www.aleksnogueira.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Railer:

    Brincava sempre com o do meu primo...rs o cubo..rs

    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  7. Isso está na categoria das coisas que eu nunca pensei muito como fazer para resolver... eu ficava brincando com ele e quando muito só resolvia uma face...

    Mas está ai... quem sabe!

    Abração!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas