sexta-feira, 23 de maio de 2014

cervical

falando um pouco de saúde, fiz uma ressonância recentemente e descobri que estou com uma hérnia entre a quinta e sexta vértebras da coluna cervical. a dor do pescoço irradia para o ombro, clavícula e alguns movimentos com o braço nem consigo realizar. já estou na fisioterapia faz um tempo, o tratamento está dando resultado e depois de os sintomas sumirem, vou trabalhar fortalecimento de forma mais direcionada (rpg, pilates etc).

com isso, desde o início do ano nada de academia, nem mesmo correr, que eu tanto gosto. ficar parado, para alguém como eu que sempre pratiquei esportes e me exercitei, não é fácil. mas sei que é preciso pra eu poder ficar bem e depois retomar as atividades.

estou comentando tudo isso porque, numa conversa com a fisioterapeuta, ela estava me falando como aumentou o número de casos de pessoas com 'retificação' do pescoço. as vértebras, que antes faziam uma curva, estão ficando alinhadas e de forma reta. muito por causa do uso de computadores, que a gente sem querer projeta o pescoço pra frente, pra olhar a tela.

tenho me policiado quanto a isso, inclusive coloco o notebook numa base que levanta a tela até a altura dos olhos, evitando que eu olhe para baixo. daí coloco outro teclado à frente para utilização. a cadeira também é importante, com regulagem no encosto, braços e altura. sem falar na nossa postura sentados (leu isso e se ajeitou aí, né?).

outra coisa é o celular, que faz o pescoço ficar pra baixo por muito tempo, já que a tendência é usá-lo mais junto ao corpo. aliás, outra coisa comum na clínica tem sido tendinites na base dos polegares e dedos, por conta do uso excessivo do aparelho.

então, meu caros, por favor fiquem atentos e se cuidem. novos hábitos trazem também novas preocupações quanto à nossa saúde e bem estar. 

11 comentários:

  1. melhoras !!
    ja tive retificação de cervical ha um tempo e passou. vc vai melhorar.
    so nao entendi, o que a corrida tem a ver com a cervical. but ..., eu nao sô dotô

    ResponderExcluir
  2. valeu xampa! o que o médico disse é que o impacto da corrida pode agravar a compressão do disco, que já está grande...

    ResponderExcluir
  3. Caraca! Situação complicada...
    Até me recordei de minhas dores na lombar...
    Haja paciência para fsio, acupuntura... só não fiz RPG porque eu já estava saturado com os meios que não agregavam melhoras...
    Mas se firme no tratamento aí, e essas mudanças que você se policia, ajuda pra kct...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Vc devia tentar acumpuntura, pode ajudar nas dores.

    ResponderExcluir
  5. @ro fers, obrigado.

    @foxx, tou fazendo também...

    ResponderExcluir
  6. O problema do uso de notebook é um terror na minha vida... E pior que trabalho com vários computadores ao redor... tenho que me livrar dessa vida. Ou comprar uma camiseta de correção de postura mesmo (damn it).

    ResponderExcluir
  7. se optar pelo pilates, acho que tu vai gostar,,,ta dando um jeito e tanto na minha escoliose alem de relaxar e fortalecer a musculatura, tenta e depois me conta, bjs

    ResponderExcluir
  8. @rafael, tem que se cuidar!

    @lea, obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Vem cá que eu te massageio... t-o-d-o! Hahaha! Melhoras aêê, Railerzito! Hugz!

    ResponderExcluir
  10. @fred, olha lá que eu vou mesmo, hein! hehe

    ResponderExcluir
  11. Nossa Railer, melhoras.

    Simpatizo muito porque no início desse ano também tive um problema de saúde bem grave e estou sendo obrigado a ficar de molho agora. A sensação é das piores, mas fazer o que?

    Vai melhorar, tem que.

    Um beijo.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas