quarta-feira, 27 de novembro de 2013

resenhas - fmixbr 2013


como eu já tinha comentado, um dos destaques foi o polêmico documentário/ficção 'interior. leather bar'.

inspirados pelo filme cruising - parceiros da noite (de 1980, estrelado por al pacino), os diretores james franco e travis mathews resolveram levantar uma discussão de como teriam sido os 40 minutos do filme original que foram censurados e perdidos.

com esse projeto eles vão levantar questões sobre a importância do cinema como forma de expressão, sobre a sexualidade e notoriedade de atores héteros fazendo papéis gays, como fica a cabeça deles, como a censura chegou ao filme original e como este foi criticado por ser considerado uma ofensa aos gays ao retratar um submundo sujo, depravado e escondido.





'além da fronteira', é uma história de ficção sobre um romance entre um palestino e um israelense.

o primeiro, nimer, é estudante palestino vivendo em israel, e o segundo, roy, advogado. a paixão já nasce no primeiro encontro deles e cresce cada vez mais.

entretanto a família conservadora de nimer não aceita sua orientação e o sentimento dos dois será colocado à prova, principalmente por questões culturais e de conflito entre suas nações.

o filme tem um ritmo legal e tenta fugir dos clichês de filmes gays que já abordaram o assunto, tendendo neste caso para outro lado, também político, mas de forma mais dinâmica e usando de aventura e suspense. entrará em cartaz em breve no brasil.



entre os curtas, achei bacana:

gingers (portugal, 2013)
depoimentos de vários homens ruivos, contando sobre como é ter cabelo e pelos vermelhos, questões de apelidos, fetiches, preconceitos e romances. ao final cada um deles vai se masturbar até a ejaculação completa.

encontro de caminhoneiros (suécia, 2012)
num lugar na beira da estrada, onde caminhoneiros param para descansar, urinar e conversar, dois homens se conhecem e um interesse surge, até que uma surpresa coloca em risco esse encontro.

de olho nela (brasil, 2012)
curta nacional que se passa numa academia de ginástica. um rapaz está deitado fazendo exercícios, ao lado de uma mulher malhando e um terceiro fica de olho no primeiro, a cada vez que a mulher levanta as pernas durante o exercício. só que o primeiro é o namorado dela e vai tirar satisfações por achar que o outro estava olhando para sua mulher. final bacana.

a sunga (frança, 2013)
filme polêmico. num acampamento, um garoto de 10 anos de idade vai descobrir sentimentos e desejos pela pai de sua amiga, um homem de 35 anos.

3 comentários:

  1. O trabalho do Travis Mathews é bem intrigante, ainda quero ver o filme. Eu gostei do Além da Fronteira, achei que evoluiu bastante em relação a outros filmes israelenses, mas como sempre os finais ainda são coisas que me angustiam...

    E fiquei interessado pelos curtas vou tentar encontrá-los online daqui um tempo.

    Valeu pelas resenhas!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. ê inveja da bixiga de não poder ir assistir esses filmes ai...

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas! Os curtas me deixaram bem interessado... curto curtas... hehehe! Hugzão!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas