quarta-feira, 13 de novembro de 2013

projeto verão x projeto vida

principalmente nessa época do ano, vejo muita gente falando em 'projeto verão' e correndo atrás de exercícios e mudando a alimentação para, em dois meses, compensarem tudo que não fizeram no resto do ano. não seria melhor pensar em 'projeto para a vida'?

começam a aparecer fórmulas milagrosas para emagrecer, shakes, sucos diversos e várias dietas da lua e do sol, até dieta do spa (só se 'espa'radrapo na boca). mas será que isso se sustenta? pois o que mais vejo são pessoas se matando pra conseguir um mínimo de resultado, mas alguns meses depois voltando aos velhos hábitos de sedentarismo e má alimentação.

em vez de buscar um corpo perfeito não seria melhor buscar um corpo que pudesse ser mantido, criar novos e saudáveis hábitos e se reeducar tanto na alimentação quanto na questão de fazer exercícios físicos?

se você não quiser realmente mudar, não estiver disposto e não tiver disciplina para criar novos hábitos, infelizmente todo ano vai haver projeto verão. mas como se cria um hábito? fazendo a coisa na prática. no início não vai ser fácil, mas com o tempo o hábito se instala. 

quem não o tem o hábito de acordar cedo, por exemplo, como pode mudá-lo? acordando cedo! nos primeiros dias vai ser horrível, muito sono durante o dia. com o tempo o sono chegará mais cedo na noite e então o hábito vai sendo criado até uma hora em que você vai acordar sem nem precisar do despertador! 

o mesmo vale para o hábito de fazer exercícios. 30 minutos diários são suficientes. dores musculares surgirão nos primeiros dias. mas se você não desistir, verá que elas passam e você se sentirá muito melhor.

pequenas mudanças podem trazer grandes resultados. 
é a sua vida. pense nisso. ela é mais do que um verão.

9 comentários:

  1. É bem por aí. Depois de um tempo, as pessoas até viciam nos hábitos saudáveis. Conheço dois que não saiam do sofá e agora, se ficarem um dia sem correr, morrem.

    ResponderExcluir
  2. Isso e as famosas promessas de ano novo. Por que esperar dia 1º (ou 2) de janeiro? é só uma data num calendário. Qualquer um pode começar hoje.

    ResponderExcluir
  3. Você disse tudo: "pequenas mudanças podem trazer grandes resultados".
    Desenvolver hábitos saudáveis, principalmente no tocante à alimentação e atividade física, ajuda sim, a melhorar o corpo, a aparência etc.
    Mas o principal benefício vem mais tarde (sou prova ainda viva disso!): quando implantamos estes hábitos em nós mesmos, a nossa MENTE se sente melhor. Melhorando a alimentação, passamos a dormir mais (sem insônia) e melhor (sem remédios). Quanto à prática da atividade física, penso que nosso cérebro "entende" a hora da caminhada (ou corrida, ou seja lá o que for) como o momento de relaxamento do dia. As situações de estresse que vivenciamos parecem ser "descarregadas" durante o exercício, daí a sensação de bem estar que nos invade ao final da corridinha.
    A gente deve mudar de hábitos não por causa do corpitcho. Acho que a gente deve - se permitir - fazer esta mudança visando uma melhor qualidade de vida. Sendo esse o objetivo, a beleza do corpitcho vem como consequência, nénão?!
    Eu tô mudando Railer, e tá dando certo! Já corri uma maratona inteira e tenho me sentido muito, muito bem – tanto no verão quanto no inverno (só não consegui resolver a parte do "corpitcho"!!!).

    ResponderExcluir
  4. Putz, agora que publiquei é que percebi que eu "desembestei" a falar. Me desculpe por escrever tanto! Foi mal.
    Forte abraço, Railer!
    Ah, e vc tá convidado pra volta da Pampulha dia 1/12! Bora pra BH?

    ResponderExcluir
  5. e mt gente comendo alface no verão, pra no inverno se jogar num pratao de massa ne, de que adianta??bjs

    ResponderExcluir
  6. lembrando que o corpo perfeito pra vc não é o do cara na capa da MenHealth né? Cada um tem seu próprio corpo perfeito.

    ResponderExcluir
  7. @lobo, é por aí mesmo!

    @daniel, concordo plenamente!

    @toninho, você está no caminho certo. admiro sua força e dedicação. com o tempo os resultados tão vindo. não desista. ah, e gosto muito desses comentários grandes, cheios de boas contribuições! quando à volta da pampulha, tu sabe que minhas corridas se limitam a 10k, mas valeu o convite!

    ResponderExcluir
  8. @lea, verdade.

    @foxx, nobody - and no body - is perfect!

    ResponderExcluir
  9. Projeto de vica é com certeza bemmmm mais interessante... hehe! Hugz!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

postagens relacionadas