quarta-feira, 13 de novembro de 2013

projeto verão x projeto vida

principalmente nessa época do ano, vejo muita gente falando em 'projeto verão' e correndo atrás de exercícios e mudando a alimentação para, em dois meses, compensarem tudo que não fizeram no resto do ano. não seria melhor pensar em 'projeto para a vida'?

começam a aparecer fórmulas milagrosas para emagrecer, shakes, sucos diversos e várias dietas da lua e do sol, até dieta do spa (só se 'espa'radrapo na boca). mas será que isso se sustenta? pois o que mais vejo são pessoas se matando pra conseguir um mínimo de resultado, mas alguns meses depois voltando aos velhos hábitos de sedentarismo e má alimentação.

em vez de buscar um corpo perfeito não seria melhor buscar um corpo que pudesse ser mantido, criar novos e saudáveis hábitos e se reeducar tanto na alimentação quanto na questão de fazer exercícios físicos?

se você não quiser realmente mudar, não estiver disposto e não tiver disciplina para criar novos hábitos, infelizmente todo ano vai haver projeto verão. mas como se cria um hábito? fazendo a coisa na prática. no início não vai ser fácil, mas com o tempo o hábito se instala. 

quem não o tem o hábito de acordar cedo, por exemplo, como pode mudá-lo? acordando cedo! nos primeiros dias vai ser horrível, muito sono durante o dia. com o tempo o sono chegará mais cedo na noite e então o hábito vai sendo criado até uma hora em que você vai acordar sem nem precisar do despertador! 

o mesmo vale para o hábito de fazer exercícios. 30 minutos diários são suficientes. dores musculares surgirão nos primeiros dias. mas se você não desistir, verá que elas passam e você se sentirá muito melhor.

pequenas mudanças podem trazer grandes resultados. 
é a sua vida. pense nisso. ela é mais do que um verão.

9 comentários:

  1. É bem por aí. Depois de um tempo, as pessoas até viciam nos hábitos saudáveis. Conheço dois que não saiam do sofá e agora, se ficarem um dia sem correr, morrem.

    ResponderExcluir
  2. Isso e as famosas promessas de ano novo. Por que esperar dia 1º (ou 2) de janeiro? é só uma data num calendário. Qualquer um pode começar hoje.

    ResponderExcluir
  3. Você disse tudo: "pequenas mudanças podem trazer grandes resultados".
    Desenvolver hábitos saudáveis, principalmente no tocante à alimentação e atividade física, ajuda sim, a melhorar o corpo, a aparência etc.
    Mas o principal benefício vem mais tarde (sou prova ainda viva disso!): quando implantamos estes hábitos em nós mesmos, a nossa MENTE se sente melhor. Melhorando a alimentação, passamos a dormir mais (sem insônia) e melhor (sem remédios). Quanto à prática da atividade física, penso que nosso cérebro "entende" a hora da caminhada (ou corrida, ou seja lá o que for) como o momento de relaxamento do dia. As situações de estresse que vivenciamos parecem ser "descarregadas" durante o exercício, daí a sensação de bem estar que nos invade ao final da corridinha.
    A gente deve mudar de hábitos não por causa do corpitcho. Acho que a gente deve - se permitir - fazer esta mudança visando uma melhor qualidade de vida. Sendo esse o objetivo, a beleza do corpitcho vem como consequência, nénão?!
    Eu tô mudando Railer, e tá dando certo! Já corri uma maratona inteira e tenho me sentido muito, muito bem – tanto no verão quanto no inverno (só não consegui resolver a parte do "corpitcho"!!!).

    ResponderExcluir
  4. Putz, agora que publiquei é que percebi que eu "desembestei" a falar. Me desculpe por escrever tanto! Foi mal.
    Forte abraço, Railer!
    Ah, e vc tá convidado pra volta da Pampulha dia 1/12! Bora pra BH?

    ResponderExcluir
  5. e mt gente comendo alface no verão, pra no inverno se jogar num pratao de massa ne, de que adianta??bjs

    ResponderExcluir
  6. lembrando que o corpo perfeito pra vc não é o do cara na capa da MenHealth né? Cada um tem seu próprio corpo perfeito.

    ResponderExcluir
  7. @lobo, é por aí mesmo!

    @daniel, concordo plenamente!

    @toninho, você está no caminho certo. admiro sua força e dedicação. com o tempo os resultados tão vindo. não desista. ah, e gosto muito desses comentários grandes, cheios de boas contribuições! quando à volta da pampulha, tu sabe que minhas corridas se limitam a 10k, mas valeu o convite!

    ResponderExcluir
  8. @lea, verdade.

    @foxx, nobody - and no body - is perfect!

    ResponderExcluir
  9. Projeto de vica é com certeza bemmmm mais interessante... hehe! Hugz!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas