segunda-feira, 23 de setembro de 2013

teatro acessível

em 19 de setembro fui participar de uma peça de teatro em comemoração ao dia do teatro acessível. estavam presentes, entre outros, a ministra da cultura martha suplicy, o deputado jean willys e os atores bel kutner e tiago abravanel.

a peça infantil, chamada 'um amigo diferente?', é bem divertida e conta a história de lucas e seu único amigo, o gato bandidão, além da relação do menino com a mãe, o irmão e as tentativas de fazer amigos, já que seu aniversário se aproxima.

havia um intérprete de libras fazendo a linguagem de sinais ao vivo, um telão exibindo o texto das falas para os surdos e houve distribuição de fones para cegos, para poderem ouvir a audiodescrição do que acontecia no palco (caretas, gestos, danças, figurinos etc). além disso, meia hora antes do espetáculo os cegos fizeram uma visita guiada para tocar o cenário, além de receberem o programa em braile.

a ideia é levar acessibilidade a todos teatros,  inclusive espaço físico com rampas e acessos para cadeirantes.

a peça, encenada pelo grupo de teatro 'os inclusos e os sisos - teatro de mobilização pela diversidade', já foi apresentada em favelas, quadras, comunidades e escolas através de parcerias locais e associação de moradores.

cada convidado ganhou um kit contendo material do evento (inclusive em braile), informações sobre o projeto, sobre a peça, uma máscara do bandidão e uma camisa.


8 comentários:

  1. legal participar disto ! o teatro deveria estar acessível a todos! em todos os lugares, pois é uma emoção que marca para sempre! abs

    ResponderExcluir
  2. BACANÉRRIMO!!! Só digo isso! E sim, Mumu pra doce de leite é "mega" gaúcho!!! Hugz, man!

    ResponderExcluir
  3. deve te sido bem bacana
    preciso ir ao teatro mais vezes... aliás, precisam vir mais peças como essa por estas bandas, isso sim!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Alguns anos atrás eu tive a chance de me envolver em um projeto de TI com pessoas com deficiência visual... foi uma experiência muito bacana e única.

    Desde então eu sou admirador de todo ação que envolva a questão da acessibilidade. Muito bacana a iniciativa...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. O mundo seria um lugar bem melhor se mais pessoas fizessem isso.
    Bastaria que nos colocássemos um pouquinho no lugar dos portadores de necessidades...
    Parabéns!
    bjos

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas