quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

série millenium - parte 1


hoje, dia 21/12, estreia nos eua o filme
'os homens que não amavam as mulheres'
,
baseado no primeiro livro da trilogia millenium,
série do autor sueco stieg larsson (o título americano é diferente: 'a garota da tatuagem de dragão').

os outros livros são 'a menina que brincava com fogo' e 'a rainha do castelo do ar'.

os três livros já foram lançados no brasil em 2008/2009. o primeiro livro eu ganhei de aniversário no ano passado e só na minha viagem de férias é que peguei pra ler.

não consegui largar. a história é muito boa, muito bem escrita e o autor consegue prender nossa atenção. eu tava no meio do livro numa quinta-feira à noite e continuei lendo até quase 3h da manhã, quando terminei.

a história aborda misoginia, com violência física e sexual contra mulheres, em meio a um grande mistério e suspense. eu me emocionei (lágrimas mesmo), fiquei angustiado, ri, fiquei tenso e torci pelos personagens, tão bem construídos. o livro mexe com a gente. não vejo a hora de começar o segundo volume.

infelizmente o autor morreu aos 50 anos, meses após entregar os originais à editora. mas o sucesso foi total, chegando a milhões de cópias vendidas só na suécia. ele fala deste tema por causa de um trauma de adolescência, quando viu um estupro coletivo de uma garota e ficou mal por não ter feito nada para ajudá-la. o nome dela? lisbeth, a mesma protagonista de suas histórias e que tem a tatuagem do dragão.

a suécia já lançou adaptações dos três filmes nos cinemas. agora é a vez de hollywood, com daniel '007' craig e rooney mara (a rede social) nos papéis principais, com direção de david fincher, responsável por seven, clube da luta, quarto do pânico e a rede social.

mas aqui no brasil o filme só chega no final de janeiro. até lá, dá pra você ler o livro. não se espante com o tamanho dele, pois quando a história embalar, duvido que você consiga largá-lo.

* atualização: aqui a minha crítica do primeiro filme.
* já li os outros dois livros e são tão bons quanto o primeiro.

 

10 comentários:

  1. eu vi o filme (sueco), a história é ótima! meu pai é fã da trilogia, mas eu ainda não li...

    ResponderExcluir
  2. eu li tb o livro, so falta ver o filme agora, apesar que os filmes sao meio que um resumo do livro ne,to louca pra assistir,bjs

    ResponderExcluir
  3. Quero ver! E muito!
    E tens toda a razão: CVC é a treva! Hahahaha! Hugz, Railer!

    ResponderExcluir
  4. E eu aqui, que não consigo acabar de ler o terceiro livro das crônicas de gelo e fogo, uma patalhoca de quase 1000 páginas...

    ResponderExcluir
  5. Você sabia que existe um rascunho de um 4º livro que ficou no computador dele? Ele tinha uma companheira que não era casada com ele e que, não sei porque (não conheço as leis suecas), não herdou NADA quando ele morreu. A família dele ficou co tudo. Mas ela ficou com esse computador com essa pequena mina de ouro que é o possível 4º volume da série. Irônico, né?

    ResponderExcluir
  6. O filme sueco é maravilhoso, gostei muito! Pelo trailer, pareceu-me que a versão americana aproveita muito dos enquadramentos da versão sueca.
    Muque de Peão

    ResponderExcluir
  7. terminei o segundo livro, falta o último! tou ansioso! a história do terceiro continua exatamente a do segundo, sem intervalo de tempo como ocorreu do primeiro pro segundo. e o autor continua me prendendo! muito bom!

    ResponderExcluir
  8. daniel, eu não sabia disso. irônico mesmo, ainda mais que os livros falam dos direitos das mulheres e do seu papel na sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Assisti ontem. Achei MUITO boa a história e a interpretação da Rooney Mara. Fazia tempo que eu não assistia um thriller que me prendesse tanto a atenção na história. Além disso, a locação é um charme à parte. :D

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas