segunda-feira, 28 de novembro de 2011

nomes & names (capítulo final) *

resolvi concluir essa a 'trilogia dos nomes' atravessando o oceano. por acaso vocês já pensaram como os filmes são nomeados nos outros países? confira o resultado dessa minha pesquisa.

na frança, 'duro de matar' (die hard) se chamou 'armadilha de cristal' e 'duro de matar 2' teve o título '58 minutos para viver'. em portugal, ainda sobre o mesmo filme, o primeiro se chamou 'assalto ao arranha céu' e o segundo 'assalto ao aeroporto'.

na frança, 'esqueceram de mim' estreou como 'mamãe, perdi o avião' e a continuação, claro, 'mamãe, perdi o avião de novo'!

portugal tem muita história. com um português um pouco diferente do nosso, lá eles podem assistir a 'bucha e estica' (o gordo e o magro), 'ficheiros secretos' (arquivo x) ou 'o rei dos gazeteiros' (curtindo a vida adoidado).

lá existem também aqueles, digamos, excêntricos... 'os rivais' não é história de gângster ou faroeste, é 'toy story; 'o espírito do amor' também não é nenhum cupido, é 'ghost'; e 'matar ou morrer” (high noon), acreditem, chama-se 'o comboio apitou três vezes'.

outras confusões de nomes também podem acontecer pra quem sai daqui e vai ver filme lá. 'o gladiador' é o antigo 'sobrevivente' (running man). já o recente 'gladiador' tem o mesmo nome, sem o artigo.

para você que acompanhou todas as partes desta trilogia, obrigado.
uma nova continuação? não sei... talvez uma versão em 3d daqui uns anos.

* essa trilogia dos nomes foi um dos textos da minha antiga coluna, como explicado aqui.

2 comentários:

  1. Muito interessante isso, né?!
    Adorei o post!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Esse último não tinha lido não, foi no período que perdi o blog.

    Incrível como em Portugal, diferentemente do Brasil, conseguem estragar os nomes do filme de uma forma deturpante.

    railer, novemente vc precisará seguir nesse novo, os outros dois foram para o lixo, eles se misturaram e eu não conseguia fazer mais nada.

    Muito boa essa trilogia.

    Abs

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas