domingo, 16 de maio de 2010

bilhetes de trem

eu já andei muito de trem, na linha vitória-minas, que existe até hoje e liga diariamente belo horizonte a vitória e vice-versa. na minha infância, as férias começavam pegando esse trem, que passa em ipatinga, para ir visitar os parentes no espírito santo e curtir umas semanas na praia.

na minha recente viagem foi a primeira vez que passeei de trem pela europa. é uma experiência muito legal. além de um transporte seguro, rápido e mais barato, ele não balança, não te enjoa e te permite ler durante a viagem, por exemplo. no total foram mais de 10 trens contando a viagem toda.

a novidade foi o tal do 'carimbo' que é preciso fazer no bilhete. explico: lá não existe catraca ou qualquer barreira e qualquer um chega à plataforma e pode entrar no trem. mas quando passar o fiscal para verificar se você tem bilhete, este tem que ter sido carimbado automaticamente (numas maquinhas amarelas) senão você paga multa. isso porque normalmente o bilhete vale por três meses, daí a necessidade de carimbar e dizer que você o está usando para aquela viagem específica.

em paris, indo pra rennes, eu descobri isso quando li no topo do cartão a frase 'billet à composter avant l'accès au train' e não tinha ideia do que era 'composter', apesar de saber que eu tinha que fazer isso antes de entrar no trem. daí descobri e tive que correr pra fazer isso já que faltava cinco minutos pro trem chegar.

aliás, trem na europa cumpre o horário certinho (horários sempre quebrados). esses dois bilhetes aqui eram para trens que partiam 08h05 e 06h23. no horário marcado eles fecham a porta e seguem viagem.

na itália (observe que a passagem é de 'roma a florença', sem data) foi a mesma coisa, mas não há aviso na passagem. a vantagem é que eu já conhecia o esquema.

fica a dica para quem for viajar de trem por lá.
o carimbo é essa marca impressa com a data, na lateral esquerda.

13 comentários:

  1. Trem é a maior mão na roda na Europa. Pena que o Brasil não investiu nesse sistema e somos reféns das rodovias mal-conservadas e do duopólio das empresas aéreas.

    Bem vindo de volta! Não sei porque seus posts sumiram dos meus feeds e não vi que você tinha voltado. Vou lá colocar de novo.

    ResponderExcluir
  2. Quanta inveja de vc, inveja branca é claro. =)
    Como eu queria sair assim sem rumo. Europaa, aaaah europa. *.*
    Quem sabe quando eu terminar a facul, quem sabe um dia.
    Mas vou guardar a dica de qualquer forma. =)

    Ps: Ri com o comentário, a respeito de eu deixar de ser chata, com relação a idade. hehe
    Booa..


    Ps²: Posta algumas fotos da viagem? *.*

    Beijoo

    ResponderExcluir
  3. ===

    Viajar de trem por alguns lugares da Europa está nos meus planos. Minha cunhada fez vários trajetos parecidos com os seus. Lembro-me que ela me incentivou bastante. Boa dica, meu caro.

    ___________________e valeu pelas visitas e pelas sementes escritas por lá!

    ===

    ResponderExcluir
  4. Oi Railer, olha dar um tempinho das corridas também é legal, faz bem, faz a gente sentir falta. Encare esse período como descanso, e descansar tb é treinar, ok?! Agora pra voltar, marque um treino com uns amigos, coisa pouca, de leve.. uns 5 km, vc vai pra se divertir! logo voltara pras provas! boa sorte!


    Jalile - ps não estou conseguindo deixar recado usando minha conta do google, vc sabe por que?
    estou adorando as historias da viagem!

    beijao

    ResponderExcluir
  5. Railer, se tivessemos mantido as nossas malhas rodoviárias seria bem melhor a nossa vida (pois penso que apesar do tempo consumido pela viagem, seriam bem mais barato do que as passagens de avião)...

    Fique com Deus, menino Railer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fica a Dica, neh
    Vou aproveitá-la
    Bjooo
    =)

    ResponderExcluir
  7. Bom saber... um dia precisarei me lembra destas dicas!

    ResponderExcluir
  8. O senhor é um atoa mesmo.. não tem o que fazer.. fica viajando de trem na Europa! HAha, saiba que ainda não nos conhecemos por que nunca nos ligamos! Até tenho seu cel da claro (ainda é claro?), mas nunca nos ligamos, de fato.

    ~Até a próxima, obrigado pelo comentário.

    *DB*

    ResponderExcluir
  9. Oi Railer, tudo bem?
    Menino, deve ter sido perfeita a viagem. Então, esse é o motivo do seu sumiço, rsrs
    É menino, agora está tudo bem, obrigado. Ah, tem post novo lá, rs
    Abraços
    :D

    ResponderExcluir
  10. Mineiro nunca perde o trem! Nem na Europa precisando fazer um carimbo de última hora e com os trens no horário certinho!! rsrs
    Faz tempo que não viajo no trem da Vale, eu costumava ir ou voltar de BH nele. A viagem é bem tranquila e tem umas paisagens lindas. Já fiz até uma amiga no trem. Com relação à Europa, bem, um dia eu chego lá!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  11. Puts, e mesmo nao ia saber e me lascar, mas lendo a obs, poderia dar bem, primeiro sempre é uma novidade quando viajamos. Meu pai mora proximo onde vc estava. A França, melhor a Europa tem la suas maravilhas...vc passou em Portugal?

    abraço

    ResponderExcluir
  12. Viajar de trem é muito legal! A gente precisa resgatar e começar a usar isso de novo aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  13. Valeu a dica, primo, tô indo em outubro.
    Beijo!

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas