sexta-feira, 5 de junho de 2009

comida japonesa

você gosta de comida japonesa? tem gente que vai ler isso e já vai pensar 'ih, peixe cru' ou 'coisas com algas'. mas a culinária do japão é algo que vai além disso.

eu parto do princípio de que quem não gosta de comida japonesa é porque nunca comeu num restaurante bom. pois é preciso saber saborear a comida, degustar cada parte apreciando os aromas e texturas.

muito gente confunde com a chinesa, que também é muito boa, e muita gente aceita ir a um restaurante assim apenas para comer macarrão, o famoso yaksoba. aliás, já vi gente pedir 'a que sobe', 'a que mexi'... hehe

gosto muito e, sempre que posso, lá estou eu comendo o 'peixe cru' (o atum é meu preferido), pepino com kani e gergelim, combinados (os trocinhos de arroz com recheios variados e envolvidos em alga) e tudo mais que tenho direito, acompanhado do molho shoyo e raiz forte.

levei uma colega pra comer (conhecer a comida do japão) num lugar bacana semana passada, mas ela disse que não queria provar nada com algas, pois 'tinha nervoso' (pra não dizer nojo). depois de comer vários combinados e dizer que adorou, contei pra ela o que era aquela 'fita isolante' preta em volta. ela fez uma cara de espanto, mas depois começou a rir. resultado: pediu pra voltarmos lá depois!

22 comentários:

  1. Que delícia!
    Eu gosto!
    Lembra quando a gente foi ao Sushi Beer aqui e você não pôde come quase nada porque estava passando mal?
    A gente pecisa voltar!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Então, ODEIO com todas as minhas forças comida japonesa.
    ô experiência desagradável a que eu tive!

    E sim, a chinesa é deliciosa. (deve ser prq adoro macarrão)
    De todas a italiana é a melhor..
    (maldito vício por massas)

    ResponderExcluir
  3. Oi, queridíssimo!
    Eu também adoro comida japonesa, embora eu já tenha visto vários médicos dizendo que não é nem um pouco saudável por causa do excesso de sódio e dos fortes temperos, como o shoyo. Ha ha ha!!! Eu sou trágica, né? Mas isso é só pra quem come todos os dias (como os japoneses!)

    Mas pra falar a verdade eu vim aqui pra dizer mesmo que eu amo de paixão esse blog, adoro a forma como você escreve e principalmente os temas que você aborda. Já peguei várias dicas (ex: assisti ao filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain - gostei muito!)! Já li vários post antigos e é uma pena que eu não possa comentá-los (porque você não irá ler, né?). É isso! Um beijo e muito obrigada por fazer meu dia melhor!

    ResponderExcluir
  4. Saborerar a culinária japonesa é praticamente uma arte, tudo muito minuncioso (desde os sabores às cores) como toda arte japonesa (Origami, Kirigami, Ikebana, Shodo, etc.)

    E não por que tenho uma tia avó japonesa, mas realmente eu adoro a comida típica do país dela! Principalmente tempura e tofu.

    ResponderExcluir
  5. eneida, assim que voltar a bh, a gente vai sim!

    dica, tenta experimentar num lugar que valha a pena!

    ives nelson, realmente é bom, né!

    ResponderExcluir
  6. docinho, querida, muito obrigado pelo carinho!

    e pode comentar o que quiser! eu leio tudo pois recebo qualquer comentário por email, mesmo antigo, mesmo do blog antigo!

    aliás, todos devem fazer isso, já que não dá pra ficar entrando em todas postagens para ler quem comentou.

    eu recebo comentários em postagens muito antigas e é sempre bom saber que as pessoas estão lendo e gostando!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente comida crua e muito mato não em agradam... mas respeito e admiro quem aprecia.

    Sou da carne, da massa, do carboidrato!

    []'s
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  8. Lindo, meu namorado ama comida japonesa, e está começando a me fazer experimentar, tudo muito calmo para não traumatizar kkkk
    É incrivel como quem gosta, gosta mesmo, ama..rs Então penso.. não deve ser tão ruim assim kkkk
    bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Meu querido, mes passado foram 250,00 reais, contados, só em restaurante japonês! Você é um dos mesu... E contrariando (pra variar), meu peixe preferido é o branco... Acho que pega mais o gosto do wasabi!

    ResponderExcluir
  10. Amigo .... com essa descrição acho que vou aproveitar e experimentar ... parece ser bom mesmo !!!

    Valeu !!!

    ResponderExcluir
  11. comida japonesa: ame ou odeie... até que prove melhor, rs!
    Não tem jeito. Não conheço ninguém que tenha gostado pela primeira vez, mas quem se "acostumou", não deixa de comer jamais. Estou tentando apresentar essa maravilha para minha namorada...

    NO Rio, há bons restaurantes, mas meu preferido é um bem escondido no Centro da Cidade, que oferece um cardápio bem variado, excêntrico e saboroso! Para quem não conhece, um bom lugar para comer primeiro com os olhos (o que já facilita para o segundo passo). Então, fica perto da Praça XV, num sobrado, e se chama Hachiko.

    ResponderExcluir
  12. Oi Railer, eu tb gosto muito de comida japa, sempre que posso estou lá me rendendo aos prazeres da carne, ops, dos peixes....rsrsrs
    pena que quando vou ao restaurante japones eu como muito, muito mais do que normalmente, pura gula! Em Campinas temos varios bons restaurantes, e eu elejo os melhores pratos de cada um...
    O Shogum tem o melhor Hot holl, o Kindai tem o melhor temaki, o matsu em um tepan yaki maravilhoso... ai que fome!!!
    beijos pra vc
    como estao as corridas?

    ResponderExcluir
  13. "'fita isolante' preta em volta" foi óotemo! kkk!
    Também curto comida japonesa de vez em quando.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Não gostei apenas na primeira vez que comi...
    Depois viciei.

    ResponderExcluir
  15. ahhh eu adoroooo comida japonesa...mas lembro que antes de experimentar eu tinha nojo e não queria nem ouvir falar de comida crua....a gente normalmente pre julga tudo que não conhece...inclusive a comida japonesa que é muuuuito da boa! hehe
    Quando estiver em SP e quiser comer um sushi, me convida!!! =p ehehe

    beijokas

    ResponderExcluir
  16. que isso! o negocio aqui ta bombando! eu gosto de comer japonese food... a lu? mais ainda...gosto de tudo que me servem no rodizio..

    ResponderExcluir
  17. Railer! Japonesa é umaboa pedida! Mas ñ tem nem comparação com comida chinesa neah! Mt melhor e mais saborosa!

    ResponderExcluir
  18. eu, lute e renan somos viciados... se não formos sempre, parece que está faltando alguma coisa! e eu achava que não gostava, até degustar a primeira vez... comecei com os peixes grelhados, depois...

    ResponderExcluir
  19. Restaurante de comida japonesa faz falta aqui. Eu, que quero conhecer, tenho que me deslocar para a capital, se quiser algo hauhauauauahau

    Não tive uma boa experiência com sushi (os enroladinhos de alga, arroz e recheio) - mas eu era pequeno, vai saber. Quero tentar de novo.

    E o tempero verde (que eu não lembro o nome) é bom, muito bom. Só, peloamordedeus, não me encham uma colher pra comer aquilo!

    ResponderExcluir
  20. Amigo .... neste final de semana ... segui sua ÓTIMA dica e provei da culinária JAPONESA ... nunca havia provado nada igual ... muito bom Mesmo !!!

    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro! Mas acredita que o salmao cru eu não como? kkkkk

    ResponderExcluir
  22. Nunca fui muito fã destas comidas orientais.Mas um dia resolvi experimentar. No comeco foi meio estranho, um sabor diferente do habitual... é engracado como nosso paladar se acostuma com os sabores. Acho interessante experimentar sabores, cheiros e sensacoes diferentes, isto é um estímulo químico e tanto pro nosso corpo. Confesso que prefiro a comida italiana, mas acho que isto é o fato de que o nosso cardápio de brasileiros já tem agregado os sabores das massas. Seja bem vindo os novo rs.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas