terça-feira, 13 de novembro de 2007

martes 13

por que sexta-feira 13? para os países anglo-saxões, a sexta-feira é o dia de má reputação. de acordo com a tradição cristã é o dia em que morreu jesus. e 13 é o número que judas tinha na última ceia (eram 12 apóstolos e jesus; judas foi o décimo terceiro a chegar).

em outros lugares do mundo como grécia e países de cultura espanhola (espanha e américa latina) a terça-feira 13 tem o mesmo papel (assim como a sexta-feira 17 na itália). terça-feira em espanhol é 'martes', uma associação ao deus romano da guerra, marte. ou seja, morte e destruição.

descobri isso tudo conversando com um amigo argentino que (assim como eu) disse ter visto todos os filmes do jason,
da série 'martes 13'!

dizem que neste dia ninguém deve casar, viajar, mudar de casa ou cortar cabelo e unhas. você acredita em superstições? mas e agora, é cada um na sua cultura ou os outros dias malignos passam a valer também quando a gente os conhece?

Um comentário:

  1. Aí vão algumas explicações para a data:
    Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

    Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas