sexta-feira, 23 de outubro de 2015

não assim

" [...] terminar pelo telefone costumava ser grosseria. [...] a pessoa devia ter a coragem e cortesia de dizer. [...] será que é possível um término sem usar e-mail, sem deixar recado com o porteiro ou sem ter comunicar à polícia o desaparecimento de alguém? [...] será que ele tem medo de ser o malvado da história ou ter a conversa constrangedora sobre rompimento? [...] por que não honrar o que foi vivido? [...]"

esse trecho do seriado 'sex and the city' é sobre um namorado que termina com a personagem usando um post-it, aquele pedacinho de papel pra você deixar um recado. pode parecer estranho, mas conheço casos de pessoas que usaram/usam a tecnologia (whatsapp, instagram, facebook) para dizer alguma 'coisa chata', alguma coisa que não seria tão agradável de se falar. preferem mandar uma mensagem de texto ao invés de encarar a pessoa e dizer o que sente. será que a tecnologia está deixando as pessoas com medo de olhar nos olhos das outras e falar as coisas?

o acesso à tecnologia melhora nossas vidas em vários aspectos e pode servir para nos aproximar, mas temos que perceber que elas são impessoais e frias. com isso as pessoas acabam tratando as relações de forma descompromissada e até vergonhosa. tá certo que a tecnologia permite a gente falar coisas sem olhar no olho, mas, se você quiser, essa mesma tecnologia também permite você falar e ver ao vivo alguém do outro lado do mundo. dizer as coisas olhando nos olhos é preciso, é saudável e ajuda a gente a amadurecer. saber usar as palavras e ser sincero traz muitos benefícios.

um pessoa uma vez me falou que terminar relacionamentos usando palavras era como 'sair pela porta da frente', do mesmo modo como entrou. algo mais digno para todo mundo e uma questão de respeito. concordo, pois, do contrário, se torna um ato de covardia, mostra que existe medo de encarar de frente a situação. além disso, é uma maneira egoísta de se lidar com o rompimento, por mais aliviada que a pessoa se sinta agindo assim.

estar em um relacionamento honesto é um aprendizado diário, um trabalho contínuo. é estar constantemente lidando com os altos e baixos, é se arriscar, é estar disposto. mas talvez para algumas pessoas isso ainda não seja fácil e daí elas prefiram sumir e deixar apenas um recado numa mensagem de texto ou num papel. quem termina um relacionamento segue em frente de forma diferente do que quem recebeu (ou descobriu) a notícia do término. são diferentes processos e desconstruções de sentimentos.

infelizmente algumas pessoas são assim. 
o importante é acreditar que é possível encontrar pessoas 'não assim'.

4 comentários:

  1. Belos railer.....

    Coincidencias ou não, meu próximo post vai ser sobre o assunto.
    Terminar um relacionamento pessoal à distância demonstra basicamente uma incapacidade de lidar com a responsabilidade da dor infligida no outro.
    Equivale, basicamente a um estelionato da alma!
    tristes tempos!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto um pouco da tecnologia mas as razões porque não gosto em parte estão espelhadas no seu post.

    ResponderExcluir
  3. Há coisas e coisas, situações e situações. Algumas, por questão de respeito à pessoa, exige que seja vivido ao vivo, com as dores e consequencias. Sim, é uma grande covardia e um grande desrespeito à história que se viveu e principalmente à outra pessoa envolvida .

    Abraço !

    ResponderExcluir
  4. Engraçado ler isso agora. Um ex-noiva de um grande amigo terminou o noivado faltando um mês para o casamento por mensagem no celular. É duro saber que a tecnologia também serve de escudo para tanta gente covarde e imatura. Vida que segue...

    ResponderExcluir

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas